NE Notícias

A Prefeitura de Aracaju iniciou a oferta do implante subdérmico (Implanon), um dos métodos contraceptivos mais eficazes, de forma gratuita pela rede pública.

Inserção do implante subdérmico contraceptivo Implanon pelo SUS
SMS|Divulgação

A ação prioriza regiões com maiores índices de vulnerabilidade social e gravidez na adolescência.

A implantação começou pela Unidade de Saúde da Família (USF) Roberto Paixão, no bairro 17 de Março, atendendo também mulheres da região do Santa Maria.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para garantir a segurança do procedimento, médicas e enfermeiras da rede municipal passaram por uma capacitação técnica específica para a inserção correta do dispositivo.

Quem tem prioridade?

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a oferta inicial é voltada para grupos específicos em situação de risco ou vulnerabilidade:

  • Adolescentes e mulheres em extrema pobreza;
  • Mulheres em situação de rua ou usuárias de drogas;
  • Pessoas com transtornos mentais graves ou soropositivas para HIV;
  • Mulheres com mais de quatro filhos que não desejam realizar laqueadura;
  • Pacientes com contraindicação a outros métodos.

Como solicitar: As interessadas devem procurar a unidade de saúde de referência do seu bairro para avaliação clínica e orientações sobre a indicação do método.

Como funciona o Implanon?

O implante é um pequeno bastão inserido sob a pele do braço que libera hormônios gradualmente, agindo por até três anos. Uma das grandes vantagens é que a fertilidade retorna rapidamente após a remoção.

“Enquanto o implante não chega a todas as unidades, é fundamental que as mulheres continuem utilizando os métodos já disponíveis, como DIU, pílulas e preservativos”, orienta Cristiani Ludmila Mendes, referência técnica da SMS.

Lembrando que apenas os preservativos oferecem proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).


NE Notícias, com informações da SMS