Prefeitura de Aracaju

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, anunciou nesta terça-feira, 2, que serão convocados mais 101 aprovados no concurso do magistério. Já está confirmada a data de publicação do edital de convocação: dia 16 de dezembro. Com esse chamamento, chegará ao número expressivo de 301 professores convocados desde julho – um marco histórico na gestão de Aracaju. O número corresponde a quase 70% da ocupação das vagas previstas pelo concurso em apenas cinco meses. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação, dá mais um passo importante para o fortalecimento da rede de ensino municipal.

De acordo com a prefeita Emília Corrêa, a medida representa o compromisso da gestão municipal em ofertar um ensino de qualidade na rede pública. “Com isso, chegaremos a 301 convocados apenas neste primeiro ano, de um total de 425 aprovados. E eu faço questão de lembrar: em julho, nós realizamos a maior convocação da história da Educação de Aracaju, com 175 novos profissionais. Tudo isso trabalhando com o orçamento deixado pela gestão anterior: um orçamento que não previa essas convocações. Mesmo assim, nos organizamos e conseguimos avançar. Cada nome nessa lista representa um sonho que pode mudar destinos”, enfatizou a prefeita.

Ao todo, serão chamados 89 pedagogos e 12 professores por áreas: 01 para lecionar Ciências; 06 para Educação Física; 02 para História; 01 para Língua Inglesa; e 02 para Ensino Religioso. Com essa nova requisição de profissionais, a prefeitura alcança a marca significativa de chamar todos os docentes aprovados por área no certame. Esses professores efetivos assumirão as suas funções no início do ano letivo de 2026, previsto para o final de janeiro. Eles serão destinados a escolas em que há maior necessidade de reforço do corpo docente, uma medida que atenderá às principais demandas da rede municipal.

Conforme a secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, a presença dos novos profissionais será fundamental para colocar em prática os projetos pedagógicos implementados pela gestão e atender os alunos da rede de forma ampla e satisfatória. “O nosso foco principal é a aprendizagem dos nossos alunos e, para isso, é essencial a presença de professores qualificados nas mais diversas áreas, suprindo as necessidades da rede em todas as etapas de ensino em que atua. Com mais uma convocação, conseguiremos avançar ainda mais nesse sentido e alcançar nossos objetivos. Esses professores são muito bem-vindos e com certeza somarão ao nosso projeto educacional”, afirmou Edna Amorim. 

Com 425 aprovados para as vagas e cadastro de reserva, o concurso do magistério foi homologado em maio deste ano. Dos 200 convocados até agora, 189 já estão lotados nas unidades de ensino da rede. Com o chamamento do dia 16 de dezembro, ficará faltando apenas a convocação de 135 aprovados em Pedagogia.