NE Notícias

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou há pouco o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados pela acusação de suposta trama golpista para reverter o resultado das eleições de 2022. O voto decisivo desta fase está sendo proferido pela ministra Cármen Lúcia [vídeo mais abaixo].

Ministra do STF Cármen Lúcia
Luiz Roberto|TSE

Se a ministra votar pela condenação, o colegiado formará maioria, com um placar de 3 a 1, para declarar os réus culpados por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Nas sessões anteriores, o relator, Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Já o ministro Luiz Fux abriu divergência, votando pela absolvição de Bolsonaro e outros cinco acusados, mas pela condenação de Mauro Cid e do general Braga Netto. Com isso, para estes dois, a maioria pela condenação já está formada.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, será o último a votar. Após a conclusão dos votos, a Corte iniciará a fase da dosimetria, quando as penas para os condenados serão definidas.

Acompanhe o julgamento ao vivo:

CNN Brasil