NE Notícias

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), é desses políticos acostumados a reconhecer a força eleitoral de aliados no ano da campanha.

Não é difícil – aliás, é facílimo -, encontrar entre aliados quem, pedindo reserva, diga que o prefeito “é um mau caráter”.

Seja lá o que for, não é imbecil.

Levado à ribalda da política pelo saudoso Marcelo Déda, e depois voltando a ela sob o comando de Jackson Barreto, então governador do Estado, Edvaldo Nogueira, muito provavelmente, não passaria, quem sabe, de vereador, se não fossem os dois.

Agora, se depara com a primeira campanha em que não tem nem terá como esperar ser carregado nos braços por outros líderes.

Desta vez, o comandate é e será ele mesmo.

Tirou direitinho quem as pesquisas mostravam que poderia ser entrave na oposição, combate a pandemia do novo coronavírus do seu jeito, faz política permanentemente, assiste calado a movimentos de aliados e prepara-se para disputar a eleição mais decisiva de sua carreira política: se ganhar, tentará construir o caminho para disputar o Governo do Estado em 2022. Se perder, tentará a reconstrução.

Apostando na possibilidade de vitória este ano, e de sua desincompatibilização em abril de 2022, pelo menos dois aliados tentam passar a perna no prefeito de olho no comando da prefeitura da capital.

Edvaldo se comprometeu com o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) sobre a indicação de candidatura a vice. Gostaria que a deputada estadual Maísa Mitidieri, irmã de Fábio, fosse sua companheira de chapa. Fábio já disse publicamente, e não foi à toa, que Maísa não será candidata a vice.

Como há sempre uma pedra no caminho, no mesmo partido – PSD – e bem pertinho de Fábio, surge a iniciativa do governador Belivaldo Chagas, que vai tentar fazer da delegada de polícia Katarina Feitoza (PSD) vice de Edvaldo.

No grupo, dois aliados tentam passar a perna no prefeito: Jackson Barreto e o deputado federal Laércio Oliveira (PP). Ambos atuam para indicar candidatura a vice.

A candidatura a vice será decidida, talvez na prorrogação, pelo prefeito Edvaldo Nogueira.