Assessoria parlamentar

O senador Alessandro Vieira (CIDADANIA-SE) foi o único parlamentar convidado a participar da reunião do presidente Jair Bolsonaro com os governadores do Nordeste. O encontro no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta, 9, serviu como demonstração de boas intenções do governo federal com os estados da região. “Foi uma reunião positiva, porque inaugurou um diálogo com o Nordeste, embora ainda não tenhamos nenhuma ação concreta ainda”, afirmou Alessandro.

Carolina Antunes / PR

Entre os pedidos dos governadores, está a definição para o Fundeb, o fundo que libera recursos para os estados manterem a educação básica funcionando. O Fundeb termina em 2020 e para evitar que falte dinheiro para esse segmento da educação, uma proposta de emenda à Constituição (PEC 65/2019) foi apresentada esta semana pelos senadores do Amapá Randolfe Rodrigues (REDE) e Davi Alcolumbre (DEM), da qual o senador Alessandro também é signatário. A PEC torna o Fundeb permanente.

Outro pedido apresentado ao presidente foi a liberação de recursos para obras iniciadas em gestões anteriores e que estão paradas. Em contrapartida, os governadores, manifestaram apoio à reforma da Previdência que está tramitando no Congresso. “Eles fizeram algumas ressalvas, assim como nós parlamentares também estamos fazendo, mas todos reconhecemos a necessidade de mudanças na Previdência”, destacou Alessandro.

Uma nova reunião entre governadores e o presidente deve ser marcada para o fim deste mês. Esta foi a segunda vez que Alessandro foi convidado ao Planalto esta semana. Na quarta, 8, ele também participou de reunião junto com o governador de Sergipe e o presidente Bolsonaro.