NE Notícias

A violência no Brasil é um problema recorrente. Seja pela marginalização da população que vive privada dos seus direitos básicos ou pela militarização da polícia e suas características intrínsecas ao poder de “superioridade” da farda, a violência é sim um problema social agravado ano após ano.

Cerca de 30 segundos foi registrada a abordagem

Volta e meia casos de violência chocam e deixam pontos de interrogação na população sobre o as motivações para tantos casos recorrentes e sem uma solução concreta. Levantamento feito pelo Monitor da Violência, Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública indica que a violência continua alarmante em todo o país. No período de 21 a 27 de agosto de 2019, 230 jornalistas espalhados pelo país apuraram e escreveram histórias sobre 1.195 mortos em 553 cidades brasileiras. No que diz respeito a casos que envolvem suposta violência policial, a pesquisa mostra que o Brasil teve 5.012 pessoas mortas pela polícia em 2017 e, em 2018, o número subiu 18% e chegou a 6.160. Mas o que assusta é o número de julgamentos de caos envolvendo policiais. Em dois anos 67 casos analisados pelo Monitor da Violência com desfecho em morte cometida por policial, nenhum foi a julgamento.

5.012 pessoas mortas pela polícia em 2017 e, em 2018, o número subiu 18%

Monitor da Violência, Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública

A partir destes dados, avaliamos o fato ocorrido nesta quarta-feira, 2. Sergipanos foram surpreendidos com um vídeo que mostra uma abordagem policial a um veículo na avenida mais movimentada de Aracaju, a Beira Mar. Durante cerca de 30 segundos foi registrada a abordagem, mas o que chamou a atenção foi a negativa do condutor em obedecer a ordem de saída do veículo e os disparos do policial em seguida. 

Não discutiremos nesta análise a abordagem e desfecho deste fato, mas outro vídeo que circula nas redes sociais (abaixo) mostra o veículo sendo retirado do local sem ao menos ter sido feita a perícia. Por qual motivo esse veículo foi retirado às pressas da avenida?

Imagens do Internauta NE

Segundo a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, “para a produção da maioria dos laudos da perícia federal é preciso, antes de qualquer coisa, que o local de crime seja fotografado, analisado e feito a coleta de todos os vestígios necessários, que, posteriormente, são submetidos a análises em laboratório”, ou seja, a necessidade de obtenção de provas para investigação sobre a ocorrência pede a realização de procedimento pericial no veículo.

Antes de serem levantadas críticas a este comentário, é importante frisar que a população tem o direito de saber por quais motivos o veículo não foi periciado e porque a abordagem findou-se em diversos disparos e o condutor do veículo morto. Excesso ou cautela na abordagem?