NE Notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quinta-feira (17) uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, reforçando seu apoio e tecendo duras críticas ao sistema judiciário brasileiro.

Ex-Presidente da República Jair Bolsonaro cumprimenta o presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Mar a Lago - Flórida, 09/03/2020
Alan Santos|PR

A mensagem ocorre no momento em que o governo Lula tenta negociar a suspensão da tarifa de 50% imposta por Trump sobre importações brasileiras. Ele sugere que poderá tomar novas medidas contra o Brasil.

“Este julgamento precisa parar imediatamente!”, escreveu o republicano, em referência ao processo iniciado pela Procuradoria-Geral da República, que acusa Bolsonaro de liderar uma organização criminosa armada e tentar abolir o Estado Democrático de Direito.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O presidente norte-americano finaliza em tom de alerta: “Minha sincera esperança é que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando de perto”.

Veja a mensagem na íntegra:

Prezado sr. Bolsonaro:

Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo das mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Este julgamento precisa parar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.

Compartilho do seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária.

Minha sincera esperança é que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando de perto.