SES

Dos 75 municípios sergipanos, 31 têm vagas do Programa Mais Médicos não preenchidas e aguardam com expectativa pelo próximo dia 22, quando o Ministério da Saúde (MS) irá lançar a lista dos municípios aptos à renovação e confirmar as vagas autorizadas para cada um deles. Em Sergipe, são 53 vagas abertas devido à desistência dos médicos de atuar nas regiões mais distantes e com maior vulnerabilidade social e extrema pobreza. “As áreas de maior vulnerabilidade são exatamente as mais carentes em médicos”, reforçou a Referência Técnica do Programa em Sergipe pela Secretaria de Estado da SaÚde (SES), Elisa Leite.

Snowing / Freepik

Com o edital nº 10/2019, lançado no último dia 13, o Governo Federal estabeleceu as regras para a adesão de municípios e profissionais a esta nova fase do Programa Mais Médicos, que foca seus esforços nas áreas de maior vulnerabilidade social e de extrema pobreza. Os profissionais interessados têm entre 27 a 29 deste mês para se inscreverem e reforçarem a assistência na Atenção Básica.

De acordo com Elisa Leite, este é o 18º ciclo do Programa Mais Médico, criado em 2013 com o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O Estado de Sergipe foi contemplado com 203 vagas, sendo que 150 estão atualmente ocupadas. As demais 53 devem ser preenchidas nesta nova convocação do governo federal, segundo expectativa da Referência Técnica do programa em Sergipe.

Inscrições

Os profissionais com CRM Brasil interessados em aderir ao programa Mais Médicos terão entre os dias 27 e 29 de maio para fazer a inscrição, que será realizada, exclusivamente pela internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site do programa: http://maismedicos.gov.br.

No mesmo endereço eletrônico, os gestores municipais irão acessar o SGP, a fim de renovarem ou aderirem às vagas. Depois dessa etapa, deverão fazer a confirmação. Nesse momento terão conhecimento do número de vagas destinadas aos municípios que vão receber os profissionais do Mais Médicos.