Gazeta do Povo

Lukas / Pexels

Salvador

Em Salvador (BA), na pesquisa espontânea, ACM Neto (DEM), atual prefeito que não pode disputar uma nova reeleição, foi o mais citado com 23,8%. Em segundo lugar, aparece o vice-prefeito Bruno Reis (DEM), e empatados com 0,4% estão Guilherme Bellintani e os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Pastor Sargento Isidório (Avante). Bellintani é presidente do Esporte Clube Bahia e comandou três secretarias na gestão de ACM Neto: Cultura e Turismo, Educação e Desenvolvimento Urbano.

Já na pergunta estimulada, quando os pesquisadores citam diretamente nomes de candidatos aos entrevistados, foram três cenários. O deputado federal Pastor Sargento Isidório foi o que mais se destacou, aparecendo em primeiro lugar nas três, com uma variação entre 15% e 25%. Lídice da Mata (PSB) aparece como segunda colocada em dois cenários com 13,4% e 13,6%.

Reis ocupa a segunda posição em um dos cenários, com 19,2%, e a terceira em outro, com 12,9%. A também deputada federal Alice Portugal (PCdoB) aparece com 9,2%, e Guilherme Bellintani tem 7,7% das intenções de voto entre os nomes citados em dois cenários.”

São Paulo

Em São Paulo a pesquisa espontânea, feita em abril, mostrou que o mais lembrado pelos eleitores foi Fernando Haddad (PT) com 3,0%, seguido do deputado federal Celso Russomanno (PRB), com 1,3% e o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), tem 1%. Covas não foi eleito, era vice de João Doria (PSDB), que deixou o cargo para concorrer ao governo do estado. Não sabem 76,3% e não votariam em ninguém 13,4% dos entrevistados.

Nos três cenários propostos pelas perguntas estimuladas, Russomanno ficou em primeiro lugar, seguido de Haddad em dois deles. Márcio França (PSB), ex-governador em São Paulo, aparece em terceiro lugar em dois cenários. Covas aparece com uma variação entre 7,4% e 8,8%. Já a deputada federal Joice Hasselmann (PSL) tem 6,1% e 5,9% de intenção de votos nas perguntas em que é citada.”

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte (MG) Alexandre Kalil (PSD), atual prefeito, aparece com 16,1% das intenções de voto na pesquisa espontânea. Seguido do deputado federal Patrus Ananias (PT), com 0,9%. O terceiro mais lembrado foi o senador Antonio Anastasia (PSDB), com 0,5%.

Kalil lidera nos três cenários apresentados pela pesquisa estimulada (40,2%, 47,3% e 48,8%). João Vítor Xavier (Cidadania) aparece duas vezes no terceiro lugar (5% e 6%) e uma em segundo, com 7,1%. Também são citados os deputados estaduais: Mauro Tramonte (Republicanos), com 19,5% e André Quintão (PT) 6,6%. E o deputado federal Eros Biondini (Pros), tem 5,8% da intenção de votos.”

Vitória

Luciano Rezende (Cidadania), atual prefeito de Vitória, é o mais lembrado na pesquisa espontânea, com 3,7%. Prefeito de Vitória desde 2012, apesar de ser o mais lembrando, Rezende não pode concorrer a reeleição. Na sequência aparecem o deputado federal, do partido Republicanos, Amaro Neto (2,2%) e o deputado estadual Fabrício Gandini (PPS), com 1,4%.

Na pesquisa estimulada foram cinco cenários apresentados aos entrevistados, em quatro deles Amaro Neto teria vantagem sobre os outros possíveis candidatos. Em seguida vem ex-deputado federal Carlos Manato variando entre 11% e 15%. Carlos Manato foi demitido pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da chefia da Secretaria Especial para a Câmara dos Deputados, em junho.”

Porto Alegre

Em Porto Alegre, na pesquisa espontânea o atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) é o mais bem colocado com 2,7%. Seguido do ex-governador Olívio Dutra (PT) e do deputado estadual Sebastião Melo (MDB), ambos com 0,8%. Manuela d’Ávila (PCB) aparece com 0,7%. Dos três cenários em que os pesquisadores citaram os nomes dos possíveis candidatos, em dois Manuela d’Ávila teve vantagem, apresentando 16% e 16,2% dos votos. Melo é o mais citado em um dos cenários, com 16,8%.”

Curitiba

Rafael Greca (DEM), atual prefeito de Curitiba, é o mais citado pelos eleitores na questão espontânea (6,5%). Seguido por Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, com 3,1% e pelo deputado federal, Gustavo Fruet (PDT), com 2,8%. Nos três cenários estimulados apresentados pela pesquisa, Greca aparece em primeiro. Entre os mais citados estão Fruet, o secretário da Justiça do estado, Ney Leprevost (PSD), e o deputado estadual Delegado Francischini (PSL).”

Maceió

Na pesquisa espontânea em Maceió (AL), 8,2% dos entrevistados votariam no atual prefeito Rui Palmeira (PSDB) e em segundo lugar, com 1,7% aparece o deputado federal JHC (PSB). Como Palmeira foi reeleito, não pode concorrer outra vez a prefeitura de Maceió.

O Paraná Pesquisas apresentou quatro cenários nas questões estimuladas. Os melhores colocados foram JHC, o ex-governador e ex-deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), Alfredo Gaspar, procurador-geral de justiça de Alagoas e o senador Rodrigo Cunha (PSDB).

Um dos cenários citava apenas candidatos do PSDB, os três melhores colocados foram: Rodrigo Cunha (61,4%), Eduardo Canuto (12,8%), secretário municipal de governo na atual gestão e o vereador Kelmann Vieira (2,7%).”

Fortaleza 

Em março, o Paraná Pesquisa fez apenas a pergunta estimulada para eleitores de Fortaleza (CE). Nos três cenários mostrados, o deputado federal, Capitão Wagner (Pros) foi o que se saiu melhor, variando entre 35,3% e 40,5%. Em segundo aparece o deputado estadual Heitor Férrer (Solidariedade), seguido da deputada federal Luizianne Lins (PT).”