Câmara de Laranjeiras

O vereador Adriano Carvalho usou a tribuna da casa legislativa nesta quinta-feira, (12), e solicitou ao presidente, vereador Luciano da Várzea, informações acerca da realização do concurso da Casa Legislativa, culminando com um debate acerca do concurso da prefeitura municipal de Laranjeiras cujo projeto de lei complementar se encontra em tramitação.

Adriano frisou ainda que os vereadores precisam ter acesso ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual.

Adriano Carvalho – Assessoria

Diante dos debates, o Presidente da Câmara destacou que na próxima semana terá reunião com os representantes da empresa responsável pelo certame, e após este encontro, algumas decisões serão tomadas quanto ao concurso da Câmara, que ofertará 9 vagas. 

“Tivemos alguns problemas com a empresa que ganhou a licitação, o Tribunal de Contas tem conhecimento dos fatos. Estaremos na próxima semana com o pessoal da empresa para ver se tudo já está ok para que possamos dar a autorização para sua realização”, disse Luciano da Várzea.

Com relação ao concurso da Prefeitura, o vereador José Carlos JJ informou quê um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, foi realizado entre o prefeito e o Ministério Público para a realização do concurso da prefeitura municipal.

Para que todos os representantes do legislativo municipal tenham conhecimento do TAC, será formada uma comissão para se reunir com o Ministério Público e assim todos fiquem inteirados e aptos a votarem o projeto de lei complementar n° 92/2019. 

O vereador José Carlos JJ também solicitou um parecer jurídico sobre o Projeto de Lei Complementar que prevê a contratação temporária e a realização de concurso público. Segundo o edil, os vereadores terão mais segurança no trâmite e votação do PLC.

Hospital de Laranjeiras

Na sessão desta quinta-feira, o vereador José Carlos Sizino Franco voltou a cobrar da Prefeitura o pleno funcionamento do Hospital São João de Deus e destacou que a Prefeitura firmou um convênio com o Governo do Estado e conseguiu um repasse mensal de R$ 250 mil. A Prefeitura também se comprometeu a fazer um repasse mensal para a associal que administra a unidade neste mesmo valor.

“Quero ter conhecimento deste convênio e torcer para que estes recursos não sejam desviados pra outros fins. Esperamos que o atendimento na unidade de saúde seja normalizado, já que lá está faltando até esparadrapo para os curativos e em substituição, este procedimento é feito com fita crepe. Cada dia os serviços de saúde em Laranjeiras ficam piore e o MPE precisa ter conhecimento de toda a situação. Inclusive, é interessante ressaltar que tivemos na cidade uma morte por dengue e os agentes de endemias precisam intensificar a fiscalização. Muitas vezes, as orientações dos profissionais não são passadas de forma correta para a população”, frisou José Carlos, ressaltando outros problemas relacionados com a saúde.

Sobre este assunto, o vereador Adriano Carvalho reiterou o discurso de José Carlos e disse: “os cuidados com a dengue devem começar na nossa casa e cobrar das autoridades ações mais intensas na prevenção e combate à dengue. Não é possível admitir mais mortes neste município por causa desta doença. Até agora, nenhum secretário que assumiu a pasta da saúde mostrou pra que veio, já que a população reclama demais desses serviços, da falta de estrutura nas UBS’s e medicamentos na farmácia básica. Realmente é um cenário triste, que vive a nossa população”, destacou.