NE Notícias

Na Câmara Municipal de Propriá, alguns vereadores que faziam parte do mesmo agrupamento político do secretário de Estado da Saúde, Valberto Oliveira (Dr. Valberto), usaram a tribuna da Casa Legislativa para manifestar insatisfação em relação ao comportamento do gestor estadual após o período eleitoral passado.

O primeiro a relatar suas mágoas e demonstrar arrependimento por ter trabalhado com o secretário foi o vereador Heldes Guimarães. De acordo com o parlamentar, muitos questionam a saída dele do grupo político que defendeu durante a última campanha, mas desconhecem as razões por trás dessa decisão.

Marco Vieira / ASN

“Participei, na campanha passado, do agrupamento de Dr. Valberto. Não tenho nada contra ele, enquanto médico é um grande profissional. O problema é que depois das eleições ele nos abandonou, passou três anos sem dialogar com seu grupo”, disse.

“As pessoas gostam de falar que o vereador Heldes se aproveitou. A verdade é que não me aproveitei de nada. Eu fui o cabeça da campanha, levei Dr. Valberto de casa em casa, e ganhei o que com isso? Quando perdemos a eleição, ele sumiu de Propriá”.

Em sua fala, Heldes fez questão de citar o nome de outras pessoas que também foram prejudicadas pela postura de Dr. Valberto. “Quando ele assumiu o Estado, só circulou em torno de três pessoas: dele, do filho e de Fernandinho Brito. Essa é a realidade. Virou as costas para quem esteve ao lado dele, como Jackson da Estação, que foi um grande vereador dessa Casa, o companheiro Matheus, Junior de São Miguel, entre outros que ainda vou destacar na próxima oportunidade”.

Diante dos fatos apresentados, Heldes pediu que os propriaenses refletissem sobre quem estaria realmente errado nessa história. “Será que somos nós os traidores? Quem tem mais capacidade de trair o povo de Propriá? Será que somos nós ou ele? Mostrem nossos erros. Nós só queríamos discutir os espaços, já que tínhamos perdido a eleição para o município”.

Justificando o novo posicionamento, o vereador encerrou seu discurso enfatizando: “Quando a gente não tem respeito, mesmo após lutar e militar, temos sim que procurar outro grupo”.

Adotando um tom de solidariedade ao pronunciamento do colega de parlamento, o vereador Junior de São Miguel endossou as palavras de Heldes sobre Dr. Valberto. “Quantas vezes eu estive nesta tribuna cobrando a presença de Dr. Valberto em nossa cidade? Mas de 30 dias para cá, parece que ele acertou o caminho de Propriá e dos povoados e está fazendo política aqui todos os dias”, disse Junior, lamentando que somente agora o secretário tenha encontrado tempo para visitar o município.

Segundo o vereador, se Dr. Valberto conseguiu ocupar um cargo importante e, mais do que ao mérito profissional, ele deve essa conquista aos que estiveram nas ruas por ele. “Assim é bom ser candidato e através dos votos que eu e tantos companheiros deram alcançar uma secretaria e ter os empregos dele aqui no hospital e na Deso. Mesmo que ele seja formado na área, essa é uma função de indicação política e ele não conquistou isso sozinho”.

Para Junior, não restam dúvidas que Dr. Valberto usou os eleitores de Propriá e, certamente, usará novamente para obter uma vitória nas urnas e depois esquecer das necessidades dos propriaenses.“Sabemos que ele poderia fazer muito mais pelo nosso hospital, por nosso município, mas ele vivia alegando não ter tempo de visitar Propriá. Hoje, porque a eleição tá chegando, ele está aqui todos os dias. Por isso, espero que o povo de Propriá saiba votar”, salientou o vereador, complementando.

“Se ele ganhar, vai embora e deixará a prefeitura nas mãos dos outros. Que as pessoas abram seus olhos e aprendam a dar valor a quem está presente. Que sabe a realidade do nosso povo é quem está aqui sempre. Quem está em Aracaju no ar condicionado e na vida boa não conhece nossas dificuldades. Se uma pessoa dessa ganhar, vai abandonar nosso povo e Propriá vai continuar sofrendo por mais quatro anos”, finalizou.