NE Notícias

Mohamed Hassan / Pixabay

O presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, na Paraíba, Saulo Gustavo Souza, foi denunciado pelo Ministério Público por suposto desvio de recursos através de duas empresas de Sergipe.

Esta semana, 11 vereadores foram presos acusados de formação de quadrilha.

Os vereadores acusados receberam passagens e diárias para um falso congresso realizado em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Veja o que informa o site “Expresso”:

As empresas são as sergipanas ICAP – Instituto de Capacitação de Agentes Públicos LTDA. e IDAP – Instituto de Desenvolvimento de Agentes Públicos LTDA. , ambas estabelecidas no mesmo endereço, à Rua Deputado Carlos Correia, 399, sala 013, em Aracaju.

De acordo com a denúncia, “trata-se de uma organização criminosa de propósitos absolutamente obscuros”, pois elas possuem fundação à mesma época – a ICAP em 23 de maio de 2017 e a IDAP, em 26 de dezembro de 2016, com finalidade econômica principal de serviço de organização de feiras, congressos, exposição e festas.

Os sócios da ICAP são Manoel Augusto Sizino Leite Franco e Maria da Conceição Pinto Leite. Já a IDAP tem como sócios Ritcharlison Mauro da Silva e Ricardson Fabricio da Silva.

Conforme a denúncia, o sócio da ICAP, Manoel Augusto, é ex-secretário parlamentar entre os anos de 2007 a 2009, junto à Câmara de Deputados, lotado, à época, no gabinete do deputado Jerônimo Reis, cassado em 2010. Ele já teria figurado entre os responsáveis pela empresa IDAP. Já a sócia seria, aparentemente, esposa de Manoel Augusto. Ela foi candidata a vereadora em 2016, no município de Laranjeiras (SE).

A denúncia aponta ainda que o primeiro dos sócios da IDAP tem condenação criminal por estelionato na comarca de Laranjeiras (SE).

Os capitais sociais das empresas denunciadas são de apenas R$ 10 mil, a ICAP, e R$ 20 mil, a IDAP.