NE Notícias

Desembarcaram no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, mais de 48.000 doses da vacina CoronaVac, enviadas pelo Ministério da Saúde, para a 1ª fase da campanha de vacinação contra o Coronavírus. Nesta terça-feira, 19, as vacinas já começaram a ser disponibilizadas para os 75 municípios sergipanos.

Jadilson Simões / Alese

Para o deputado estadual Gilmar Carvalho, o momento é de alegria e esperança.“Estamos há quase um ano vivendo sob um vírus mortal, evitando contato com pessoas queridas e desconhecidos, agora, com a CoronaVac, podemos acreditar em dias melhores para o nosso estado, Brasil e mundo”, disse.

“Hoje, a enfermeira Sônia Aparecida Damásio, que atua no Hospital João Alves (HUSE), foi a primeira sergipana vacinada. Mais que merecido, pois os profissionais de saúde são exemplo de força e coragem na pandemia”, destacou Gilmar Carvalho.

Estratégia de Vacinação

Nesta primeira fase de vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende imunizar 23.272 pessoas, em duas doses. Estão nesta faixa prioritária os profissionais de saúde (22.760), idosos de 60 anos ou mais institucionalizados (240), pessoas com deficiência institucionalizadas (22) e indígenas aldeados (250).

Dentre os profissionais de saúde prioritários nesta primeira etapa estão as equipes de vacinação, trabalhadores das instituições de longa permanência e trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados que estão envolvidos no atendimento à Covid-19.

Como estratégia para evitar aglomerações, o governo promove a vacinação em horários específicos para cada grupo, além de vacinação institucional, em locais em que estejam os grupos prioritários, vacinação móvel, em drive-thru, com hora marcada e domiciliar, quando necessário.