NE Notícias

O técnico português Paulo Sousa assinou uma espécie de “memorando de entendimentos” com o Flamengo.

Ele chega ao Flamengo com uma comissão técnica completa.

O Flamengo tinha em seu planejamento o prazo de 30 de dezembro para contratar um treinador e ficou cansado de Jorge Jesus.

Informa o jornalista Lauro Jardim, de O Globo, sobre conversa que ouviu de um dirigente rubro-negro em Portugal:

As negociações iam de para um lado e para o outro. Nunca andavam para frente, não avançavam. Em alguns momentos, ele dizia que queria vir, mas que a decisão era do Benfica. Em outros, queria mais prazo para se definir.

Paulo Manuel Carvalho Sousa nasceu em 30/08/1970.

É muito pouco midiático.

Depois de jogar, Paulo Sousa se negou a ser Conselheiro do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Trabalhou com Felipão na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Foi técnico das divisões de base da Seleção de Portugal.

No Videoton, atual Fehérvár, conquistou uma Taça da Liga da Hungria e duas Supertaças da Hungria. 

Em Israel (2013/2014) comandou o Maccabi Tel Aviv, pelo qual foi campeão com recorde de pontos e gols marcados. Em 2014/15, treinou o Basel, onde conquistou o Campeonato Suíço. 

Comandou 9 clubes em 8 países.

Em 2015, foi quinto colocado na Itália com a Fiorentina.

Na China, foi técnico do Tianjin Tianhai.

Na França, foi técnico o Bordeaux.

Treinando a Seleção da Polônia, desde o início deste ano, foi o último colocado na Eurocopa, disputando com Suécia, Espanha e Eslováquia. A seleção foi eliminada sem nenhuma vitória. Nas Elminatórias para a Copa do Qatar, a Polônia foi a segunda colocada na chave vencida pela Inglaterra. Ficou de disputar a Repescagem, tendo como primeiro adversário Rússia, no dia 24 de março.

As equipes do português procuram ter o domínio a posse de posse de bola e ocupar a maior parte do tempo no campo do adversário.

Como jogador, conquistou duas Champios League.

Multa rescisória: 300 mil euros (R$ 1,9 mi).

Deve chegar ao Brasil na próxima semana.

Para o jornalista e ex-árbitro Renato Maurício Prado, sua contratação “só pode ser uma piada”:

Foi um craque. Como treinador não chega aos pés do que foi como jogador. Ele não tem currículo nenhum como treinador. Nada que o indique a ser uma grande escolha. O cara vai lá buscar um técnico de ponta e traz um que não é ponta nem em Portugal. É grave e desanimador.

Ainda continuo com uma ponta de esperança de que isso seja um blefe da diretoria do Flamengo. Porém, eu começo a ficar com medo, porque o Paulo Sousa estava prestes a assinar com o Internacional. O Paulo é brincadeira. É um novo Dome. Pode dar certo, mas a chance é de 10%.

Paulo Sousa deve recepcionar os jogadores da equipe considerada titular no dia 10 de janeiro.

Com ele, estarão os auxiliares Manuel Cordeiro e Victor Sanchez, o treinador de goleiros Paulo Grilo, os preparadores físicos António Gomez e Lluís Sala, e o analista Cosimo Cappagli.