Somese

A Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a Academia Sergipana de Medicina (ASM) e Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional Sergipe (SOBRAMES) vêm a público repudiar o tratamento que vem sendo dado ao médico Almir Santana. Um profissional que se dedica ao combate das Doenças Sexualmente Transmissíveis há mais de 30 anos.

ASN / Arquivo

A gestão municipal não pode desprezar a importância de Dr. Almir Santana para a prevenção das DSTs. Ele coordena o Programa Estadual de DST/Aids desde 1987 e foi o primeiro médico, em Sergipe, que aceitou atender pacientes com Hiv/Aids. Até hoje é um missionário em prol do respeito pelos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Mesmo com tantos serviços prestados à população, principalmente a esses grupos tão discriminados, a classe médica acredita que Dr. Almir Santana não está recebendo o devido reconhecimento da atual gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju. Visto que, no início deste ano, Dr. Almir foi lotado no atendimento ambulatorial da rede básica. O fato causou estranheza para toda a classe médica, pois tira a atuação de Dr. Almir no que ele sabe fazer de melhor.

A Somese se solidariza com Dr. Almir Santana que, após se recusar a assumir a nova tarefa, está há seis meses sem receber salário do município. A classe médica de Sergipe espera que isso não seja nenhuma punição contra ele. Pois, no final das contas, quem está sendo punida é quem mais precisa: a população.