Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Superintendência do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro se reúnem nesta sexta-feira, 8, às 16h, com o Conselho Regional de Medicina (CRM), quando estarão dialogando sobre o bom funcionamento da assistência médica e as escalas de plantões da unidade hospitalar. O encontro foi solicitado pela Superintendência do Regional e vai acontecer na sede da instituição de classe.

Morgana Barbosa / SES

De acordo com a superintendente do hospital, a assistente social Iza Conceição Leó do Prado, foi sentida a necessidade de solicitar a reunião com o CRM porque as fiscalizações vêm acontecendo em horários e dias em que a direção da unidade hospital não está presente para prestar os esclarecimentos acerca das observações do conselho.

“As fiscalizações têm ocorrido à noite ou em finais de semana, nos impossibilitando de apresentar as medidas que o governo do Estado vem empreendendo para melhorar as escolas dos plantões, como a contratação de médicos pelo Processo Seletivo Simplificado”, disse a superintendente, salientando que, dessa forma, busca-se um diálogo mais proativo com o CRM.

Iza Conceição quer buscar também a parceria do Conselho Regional de Medicina para o bom funcionamento da assistência médica, mais especificamente nos quesitos pontualidade, assiduidade e protocolo. “Nós queremos resolver essas questões junto com o CRM”, enfatizou ela, observando que o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atende, em sua maioria, casos de menor complexidade, mas que as vezes precisa restringir a porta para garantir assistência aos casos mais graves.

Ela explicou que à noite e nos finais de semana, períodos mais cobiçados pelos médicos, a situação é mais tranquila em relação às escalas e, consequentemente, ao atendimento. “Mas, nos momentos em que há menor quantidade de médicos na casa, é preciso restringir a porta para preservar o eixo crítico, ou seja, os pacientes entubados, que estão em observações, enfim, em situações mais deliciadas de saúde”, finalizou.