ASN

Arquivo

Nos próximos dias, o Governo do Estado deverá publicar decreto com medidas rígidas em relação a realização de eventos no período do Carnaval. O anúncio foi feito pelo governador Belivaldo Chagas na tarde desta quinta-feira (21), em reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), para avaliar o cenário epidemiológico dos últimos dias e a projeção para as semanas seguintes.

As reuniões acontecem periodicamente com o objetivo de analisar a situação da Covid-19 em Sergipe. Ficou definido também que, em relação aos pontos facultativos relacionados à data, a decisão acontecerá após a próxima reunião do Comitê, marcada para o dia 29 deste mês. 

Para evitar aglomerações e descumprimento de normas de higiene e distanciamento social, o Governo do Estado reforçará as ações da Força Tarefa para fiscalizar e garantir o cumprimento das medidas que serão determinadas.

Na reunião, Belivaldo pediu, mais uma vez, o apoio e a colaboração dos municípios neste processo de fiscalização de espaços públicos e privados. “A gente quer evitar que nesse período de Verão tenhamos muitas festas. No decreto, anunciaremos medidas duras, com o objetivo de evitar aglomeração carnavalesca. Teremos uma força-tarefa para agir com força e firmeza com o objetivo de coibir, porque está mais do que comprovado que aglomeração cria problema. É fato que temos a vacina, porém em uma quantidade muito pequena. Portanto, não dá para brincar. Que a gente continue com todos os cuidados e evitando aglomerações”, reforçou o governador.

Também na reunião, o governador deliberou sobre o funcionamento da administração pública estadual, onde 100% dos servidores devem retomar o trabalho, com ressalva apenas para os grupos de risco.

Bares, restaurantes e eventos
Em relação aos decretos anteriores, fica mantida a permissão de funcionamento de bares e restaurantes, desde que com a capacidade reduzida em 50%, bem como a realização de confraternização e eventos festivos para até 100 pessoas em ambientes fechados e 150 em ambientes abertos. 

“Após o carnaval, podemos rever essas decisões, mas por enquanto, tudo continuará igual ao que já vem acontecendo atualmente. Até o Carnaval não podemos aumentar esses percentuais”, afirmou o governador.

No caso das apresentações artísticas em bares e restaurantes, fica autorizada a presença de até 4 (quatro) artistas no palco, que deverão usar máscaras durante toda a apresentação.

Como NE Notícias informou, o governador foi aconselhado a cancelar o feriado de Carnaval.