ASN

Reprodução

No intuito de homenagear Santa Dulce dos Pobres e colaborar com o turismo religioso em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas se reuniu, nesta terça-feira (30), com equipe técnica do governo e com representantes da Igreja e dos municípios evolvidos no projeto para definir o roteiro de Peregrinação em homenagem à Santa.

A antiga estrada entre São Cristóvão e Aracaju, que passa pelos povoados Caípe Novo e Candeal, na Cidade Mãe, e chega à Zona de Expansão da capital, foi escolhida por unanimidade. “Nos próximos dias, um projeto do que será essa rodovia será apresentado a esse mesmo grupo de trabalho para que possam opinar, mostrando os pontos de paradas, onde vai ter calçadão, onde vai ter pavimentação, entre outros. O governo do Estado vai assumir toda a infraestrutura nessa área para que a gente possa ter, em definitivo, o caminho de peregrinação Santa Dulce dos Pobres. A ideia é que a gente tenha um caminho perene. Agora é tocar o projeto, licitar a obra e começar no menor espaço de tempo possível”, afirmou Belivaldo.

A ação envolve a Arquidiocese de Aracaju e as prefeituras de Aracaju e São Cristóvão. A intenção é que os devotos da primeira santa brasileira possam conhecer locais que têm a lembrança da religiosa. O roteiro está previsto para ser iniciado na Paróquia Irmã Dulce dos Pobres, no bairro Aruana, em Aracaju, e ter seu ponto de chegada no Convento do Carmo, em São Cristóvão, onde a religiosa morou por mais de um ano. O percurso vai utilizar um caminho vicinal de mais de 16 km.

O governador reforçou que a ideia é que o caminho possa ser feito durante todo o ano, valorizando a fé do povo sergipano e fomentando o turismo religioso no estado. A rota passa por regiões já povoadas e trafegáveis por veículos, possibilitando maior segurança e suporte aos peregrinos. O projeto é prioritário aos técnicos do ProjetarSE, e a previsão é de iniciar as obras, que devem incluir calçamento, construção de pontos de apoio, contemplação e outras intervenções estruturais, ainda no primeiro semestre de 2022.

Santa Dulce dos Pobres

Nascida na Bahia, foi no município sergipano de São Cristóvão que Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes virou freira e recebeu o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe. Outros aspectos ligam a Santa ao estado, como o fato de o primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano ter sido no município de Itabaiana. Já em Aracaju, no bairro Aruana, fica localizada a primeira paróquia a levar o nome de Irmã Dulce.