SSP Sergipe

Uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo de Segurança Escolar (NSE), vai possibilitar a realização de rondas da Polícia Militar no entorno de algumas escolas estaduais. A princípio, serão beneficiadas as comunidades localizadas em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. O objetivo é proporcionar ainda mais segurança para as unidades de ensino, principalmente nas suas proximidades, buscando evitar furtos, roubos e depredação do patrimônio.

As tratativas dessa parceria foram discutidas em reuniões com representantes das duas secretarias. Em Nossa Senhora do Socorro, durante reunião no 5º Batalhão da Polícia Militar, ficou decidida a realização de rondas ostensivas mais frequentes no entorno das seguintes unidades: Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, Centro de Excelência Jonas Amaral, Colégio Estadual Leão Magno Brasil, Escola Estadual João Freire Ribeiro, Colégio Estadual João Batista Nascimento e Escola Estadual Poeta José Sampaio. 

Já as rondas ostensivas nas escolas estaduais de Aracaju serão de responsabilidade do 1º e 5º BPMs, beneficiando as proximidades dos colégios estaduais 17 de Março, Ivo do Prado, Camelio Costa, Olavo Bilac, Senador Leite Neto, e os Centros de Excelência Prof. José Carlos de Sousa e Dom Luciano.

Segundo o coordenador do NSE, José Ferreira de Souza Júnior, a cooperação permitirá ainda a atuação integrada entre a PM e o NSE. “Os policiais militares estarão em contato com a Divisão de Gestão da Segurança, assim como os diretores das unidades escolares. Esse feedback da parte da Seduc é necessário para que a Polícia Militar busque atender às nossas necessidades. Agradeço ao coronel Marcony Cabral por, de imediato, atender a nossa solicitação e encaminhar aos batalhões responsáveis”, destacou.

Para o sub-comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), major Moura, haver essa aproximação é primordial. “É importante destacar que a atuação da segurança pública depende também da integração com outros órgãos, e a gente fica feliz em poder dialogar com a Seduc, a fim de proporcionar essa proteção da integridade dos estudantes, professores, funcionários dessas escolas, bem como a toda comunidade, evitando delitos mais comuns. Faremos um trabalho efetivo juntos as essas unidades de ensino, cujas rondas irão acontecer em horários inopinados para inibir qualquer ato criminoso que venha a acontecer nas proximidades dessas escolas”, disse.

Na Diretoria da Regional do Centro Sul sergipano, com sede em Lagarto, a reunião ocorreu com os professores e os gestores da Regional.

Sistema de videomonitoramento

Para tornar o sistema de videomonitoramento uma realidade em 100% das escolas estaduais, a Educação Estadual tem investido em modernos equipamentos com o objetivo de promover mais segurança às comunidades. Nesse sentido já foram realizados serviços de instalação de câmeras, monitoramento em tempo real das unidades, disponibilização do botão de pânico fixo e móvel etc., o que resultou na redução do índice de deterioração do patrimônio público e inibiu outras intercorrências, num investimento de R$ 6.419.842,20. O montante confere à Seduc um sistema completo de videomonitoramento juntamente com o trabalho de 1.785 vigilantes efetivos e contratados, 288 vigilantes terceirizados e, mesmo durante a pandemia, a contratação de mais 585 novos vigilantes.