Bahia Notícias

Corpo de Bombeiros / Divulgação

O reservatório da Hidrelétrica de Retiro Baixo pode impedir que os rejeitos da barragem da Vale que se rompeu nesta sexta-feira (25) cheguem ao Rio São Francisco. Segundo o jornal O Globo, as informações constam em um relatório encaminhado ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por técnicos da pasta.

A Hidrelétrica de Retiro Baixo fica a cerca de 150 quilômetros da cidade de Brumadinho, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. O documento do Ministério do Meio Ambiente aponta que os rejeitos devem chegar nele nas próximas horas. O reservatório pode servir como uma barreira de contenção para impedir que o Rio São Francisco seja atingido.

A hidrelétrica Retiro Baixo funciona no Rio Paraopeba, que integra a bacia do São Francisco e foi atingido pelos rejeitos liberados pela barragem de Brumadinho (foto).

Os ministros do Desenvolvimento Regional, do ministro de Minas e Energia e do ministro do Meio Ambiente já foram deslocados para Brumadinho após o rompimento da barragem. O Corpo de Bombeiros estima que pelo menos 200 pessoas estão desaparecidas. Quatro feridos já foram resgatados para um hospital (veja mais).