NE Notícias

MPF-SE / Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 9, os procuradores federais em Sergipe fizeram um protesto durante entrevista coletiva. De acordo com os procuradores o ato representa a defesa da independência do Ministério Público Federal (MPF).

Vestidos de preto, os procuradores protestaram contra a nomeação de Augusto Aras como procurador-geral da República, decisão que ignorou a lista tríplice que é utilizada como parâmetro para a nomeação do procurador-geral há vinte anos.

“Não tenho a mínima condição de colaborar com qualquer procurador-geral da República que aceite assumir essa tão importante função nessas condições, nas catacumbas do poder”, disse Ramiro Rockenbach, procurador da República em Sergipe durante o protesto.

Rockenbach afirmou ainda que a decisão de não assumir a chefia do Ministério Público Federal (MPF) no estado foi tomada em conjunto com o procurador Flávio Matias e aproveitou a coletiva para ler uma carta intitulada “Em Defesa da Independência do Ministério Público Federal”.

Em entrevista ao Jornal da Fan, a procuradora federal Eunice Dantas, que também participou do ato, afirmou que a escolha do presidente é preocupante. “Poderemos ter um procurador-geral, que não sabemos quais são suas propostas, que não sabemos o que pretende e muito menos o que articulou com o presidente da República”, lamentou.