SSP Sergipe

Uma operação realizada em Gurupi, no Tocantins, na tarde deste sábado (26), possibilitou a prisão de Edson Alcântara Santana, 33 anos, mais conhecido como Ercinho. É ele que aparece nas imagens em uma churrascaria na cidade de Itabaiana e atira contra o secretário de Assuntos Institucionais e Defesa Social do município, Rauan Stefani Santos Santana, em junho deste ano. 

SSP / Divulgação

Edson Alcântara também possui mandado de prisão por envolvimento no homicídio que vitimou o escrivão da Polícia Civil Flávio Santos de Oliveira Matos, em junho de 2010. Na época, a Polícia Civil de Sergipe chegou a prender parte da quadrilha da qual Edson fazia parte, apresentada dias depois na Academia da Polícia Civil. Ele estava foragido há quase dez anos e também possuía um outro mandado em aberto por um roubo na agência nos Correio em Areia Branca.

A operação apenas foi possível depois de troca de informações entre várias forças de segurança pública. Houve intensas conversas entre a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) da Polícia Civil de Sergipe, Delegacia Regional de Itabaiana, Companhia de Operações Táticas Rurais (Cotar) da PM do Ceará, Polícia Rodoviária Federal de Tocantins e Polícia Civil de Tocantins. Todas estas unidades acompanhavam alguns crimes praticados pelo investigado. 

Outra unidade que participou da operação foi o segundo Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar de São Paulo. Esta unidade é responsável pelo policiamento em Praia Grande, litoral paulista, onde morava o “Ercinho”. 

Segundo a Polícia Civil de Sergipe, “Ercinho” estava em Gurupi (TO) a fim de realizar roubos de cargas na região. A explicação de várias unidades envolvidas deve-se à ação criminosa do investigado em várias partes do país. As investigações continuam no sentindo de identificar outras pessoas envolvidas com o grupo. 

Depois de determinação do secretário da Segurança Pública, João Eloy, foi montada uma força tarefa entre policiais civis do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) e militares do 11o Batalhão da PM, que se deslocaram até Gurupi e deram cumprimento ao mandado de prisão contra. 

Rauan Stefani

Ele será conduzido por uma equipe do Cope para Aracaju nos próximos dias, onde prestará depoimento aos investigadores. Na terça-feira (29), com horário ainda a combinar, a Secretaria da Segurança Pública irá promover entrevista coletiva para explicar as investigações.

NE NOTÍCIAS

A prisão do assassino se constitui em outro bom trabalho da polícia.

Matou o secretário, já havia assassinado um escrivão da Polícia Civil, se preparava para roubar cargas.

Quem está por trás de seus crimes?

Quem pagou pelos crimes?

Certamente, como já se sabe que cometeu outros crimes, não teve apenas um patrão.

A quem esses patrões vão pagar a partir de agora?