NE Notícias

Na manhã desta segunda-feira, 4, o site “O Antagonista” publicou uma nova informação a respeito do desastre ecológico provocado pelo vazamento de óleo.

Segundo o informativo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) teria dito que “catástrofe ainda maior que está para acontecer”. O site continuou afirmado que “apurou que o presidente foi alertado de que o volume vazado pelo Bouboulina é muito maior do que o que chegou às praias brasileiras”, disse.

Mas uma outra informação apresentada pelo almirante Leonardo Puntel, Comandante de Operações Navais da Marinha, diz que ainda não é possível definir a quantidade de óleo derramada pelo navio.

“O incidente, que é inédito, leva a várias ideias e muitas possibilidades. Não podemos descartar nenhuma possibilidade, todas tem que ser aventadas, e tomar medidas para sua mitigação possível. Como o óleo vem submerso, não sabemos se ainda tem muita coisa ou pouca coisa”.

Leonardo Puntel, almirante
Reprodução / TV Brasil

E completou dizendo que não há sensor capaz de identificar a quantidade de substância depositada no mar. “O que nós estamos vendo nos últimos dias é um arrefecimento real, estatístico, da quantidade de óleo que está chegando às praias. Há mais de seis dias que não chega óleo a Pernambuco”, disse.

O professor do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará, Carlos Teixeira, disse não saber de onde o presidente tirou essa informação. “Ele [Bolsonaro] está se baseando na ideia de que vazou mais [óleo]. Se vazou mais, teoricamente teria mais óleo para chegar [à costa], mas eu não sei de onde ele tirou essa informação de que vazou mais. A quantidade que vazou, acho, ainda é incerta, a não ser que ele tenha aquelas imagens de satélite”, afirmou.