NE Notícias

Uma pesquisa realizada pela Unidade de Informação, Pesquisa e Consultoria Ltda-EPP, por iniciativa própria, avaliou as mudanças da pandemia do novo coronavírus Covid-19 na vida da população aracajuana.

A pesquisa foi feita por telefone, entre os dias 3 e 6 de abril, com 402 entrevistados, sendo 45,3% homens e 54,7% mulheres.

Questionados sobre a atividade comercial exercida, 57,2% dos entrevistados afirmaram pertencer ao grupo de trabalhadores afetados pelas medidas de isolamento domiciliar. Representando um impacto significativo na economia local.

A Pandemia do COVID-19 teve um impacto na vida de 44,8% dos entrevistados que representam 61,2% dos que possuem alguma atividade profissional. Cabe ressaltar que 19,9% dos entrevistados não alteraram sua rotina de trabalho, dado relativamente preocupante diante do avanço dos casos de contaminação comunitária em Sergipe.

Mindandi / Freepik

Com relação a expectativa, os entrevistados foram questionados sobre os medos com relação à persistência do isolamento social. Para 57,3% dos que possuem alguma atividade profissional apresentam receio de serem demitidos caso o isolamento persista por mais tempo. Tal resultado demonstra que o medo pode se tornar um fator agravante perante o cenário de prazo indeterminado.

Informações sobre a pandemia

Os entrevistados foram questionados sobre quais meios de comunicação utilizam para se informar sobre a pandemia e as decisões governamentais.

A Televisão é majoritariamente o meio de comunicação mais acessado (92,%) para se informar sobre a Pandemia do COVID-19. Os entrevistados, poeriam escolher mais de uma opção, assim definiram o WhatsApp como o segundo mais usado para se informar (38,8%), o que é bastante preocupante diante do cenário de propagação de Fake News na pandemia.

Sobre a confiança com a informação, a Televisão lidera o nível de confiabilidade das informações (86,6%) ante outros meios de comunicação
como Redes Sociais, Facebook e Whatsapp (apenas 4,5%).

Medidas adotadas

A Prefeitura Municipal de Aracaju apresenta a melhor avaliação diante as medidas de enfrentamento, com 12,% dos entrevistados muito satisfeitos e 66,2% satisfeitos com as ações. Em contraponto, o Governo Federal possui as maiores insatisfações, mas ainda possui um resultado positivo (6,5% muito satisfeitos e 49,8% satisfeitos).

Mesmo com as medidas, a população está pessimista (40,8%) quanto a evolução dos casos e número de mortes em Sergipe.

Por fim, avalia-se que 72,6% da população concorda com as medidas de fechamento do comércio e as recomendações de isolamento domiciliar. Cabe ressaltar que 27,4% informa que possuem alguma ou várias discordâncias sobre tais atitudes dos governantes.

Em comparação com estudos similares realizados a nível Brasil, este número de 27,4% é significativo e pode representar uma parcela populacional que corre o risco de infringir as recomendações e potencialmente disseminar o vírus ainda mais em nosso Estado.

A margem de erro é de 5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,45%.