UFS

Há um ano, a Universidade Federal de Sergipe e o Governo de Sergipe firmaram uma parceria para acompanhar a evolução da contaminação da covid-19 e avaliar os impactos econômicos e sociais da pandemia no estado. O Projeto EpiSergipe foi anunciado no dia 25 de maio de 2020, por meio de um convênio da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) junto à Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Com mais de 30 produções no período, entre artigos, manuscritos, notas e relatórios, incluindo publicações em revistas internacionais de alto fator de impacto, o EpiSergipe surgiu com o propósito de fortalecer o desenvolvimento de pesquisas para o enfrentamento à crise sanitária no estado com base em conhecimento científico.

Josafá Neto/Rádio UFS

“O EpiSergipe é um marco para a ciência em nosso estado, sem precedentes. É um projeto com metas ambiciosas para ser realizado durante o período da pior pandemia do último século. O projeto colocou a UFS como referência no enfrentamento da covid-19, auxiliando nas políticas públicas e gerando um número expressivo de documentos científicos e técnicos, inclusive com repercussão internacional. Por outro lado, demonstrou que as ações da Universidade são solidárias com sua missão social e que a casa do saber e da ciência dos sergipanos é também a casa da extensão,” destaca o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, professor Lucindo José Quintans Júnior.

Ele ainda explica como as produções científicas do EpiSergipe contribuíram para a melhoria dos indicadores da UFS em produção científica qualificada e para formação de pessoal qualificado, através de dissertações e teses em andamento relacionadas à temática da covid-19.

“Um dos indicadores internacionais de destaque é que a área de pesquisas com covid-19 já é a sétima mais relevante para UFS, segundo dados da Plataforma modular Scival (Base de dados Scopus da Elsevier). Esse indicador foi destacado no World University Rankings 2021, um dos mais renomados rankings mundiais publicado pelo Times Higher Education (THE), em que a UFS está entre as oito melhores instituições do Brasil e aparece como a melhor da região Nordeste,” acrescenta o pró-reitor.