Agência Sergipe de Notícias

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pelo acolhimento de gestantes e parturientes de alto risco, assegurou atendimento a 114 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), durante o balanço do período de 15 a 17 de fevereiro, a  Unidade recebeu esses pacientes, em sua maioria de baixa complexidade, sendo 50 internamentos, 64 atendimentos com altas, destas,  nove transferências. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 18, com base em seus relatórios de produção. 

Divulgação / SES

“Durante o final de semana, atendemos um número de gestantes dentro do esperado, prestamos o melhor e mais eficiente atendimento, garantindo a assistência a todas pacientes que passaram por aqui”, destacou a gerente de Admissão da MNSL, Adhara Shuamme Bento Fraga.

Já no Centro Cirúrgico foram registrados 45 procedimentos, entre eles, 39 partos, quatro curetagens, duas cirurgias obstétricas.  Durante o final de semana não houve registro de cirurgia em recém-nascido (RN), informou a gerente do Centro Cirúrgico, Camila Tâmara Farias Santos. 

Porta Aberta 

Assim como todas as unidades inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), a MNSL funciona no regime porta aberta, prestando assistência a todas as pacientes de alto risco que dão entrada na unidade. Além dessas usuárias, a maternidade ainda abre as portas para gestantes atendidas pelo SUS que vem de outros estados, a exemplo da Bahia, de onde chegaram três pacientes. A unidade atende também cidadão vítima de violência sexual, durante o final de semana não houve registro de atendimento.