Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Aracaju está intensificando as ações preventivas diante da previsão de maré alta, que deverá alcançar 2.4 metros desta terça-feira (7) até a próxima quinta (9), variando progressivamente das 15h54 às 17h20. No sábado, às 18h50, o nível ficará ainda mais baixo, com 2.1 metros de altura.

As localidades onde historicamente há alagamentos em virtude da maré alta são as adjacências da Praça da Imprensa e arredores do canal da avenida Anísio Azevedo, no bairro Treze de Julho, zona Sul, e no conjunto Bugio, zona Norte, mais especificamente no loteamento Estrela do Oriente.

Essas áreas, segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, recebem uma atenção especial por parte da Prefeitura e, por conta disso, são implementadas diversas ações preventivas que possibilitem o escoamento mais breve possível das águas acumuladas nas regiões mais baixas da cidade.

Bugio preocupa

“A Prefeitura sempre faz trabalho preventivo nesse sentido. Informamos às comunidades que sofrem com isso, principalmente lá no Bugio, onde avisamos às pessoas que esta semana será de maré alta e que, se possível, nos horários de pico da maré, não fiquem em casa, porque, historicamente, essa água inunda as casas que estão na beira do rio do Sal”, recomenda o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado

No bairro Treze de Julho, explica o major, como todos os estabelecimentos estão fechados e o trânsito ameno, em virtude do decreto de enfrentamento ao novo coronavírus, a região está mais tranquila, mas ele faz uma ressalva. “Se o nível da água atingir o registrado no mês de março nessa região, a SMTT trabalhará para fazer os desvios necessários no trânsito”.

SMS e 199

A Prefeitura de Aracaju emitiu alerta à população através do Serviço SMS da Defesa Civil. A mensagem envida para mais de 35 mil telefones cadastrados, na capital, chama a atenção para o horário de pico da maré.

A Defesa Civil de Aracaju também está monitorando as regiões e de prontidão para atendimento às demandas que possam surgir, inclusive, através do serviço emergencial 199, que funciona 24h, em todos os dias da semana.