ESPN

A mais antiga competição de futebol do mundo tem novo campeão. Em clássico quente no lendário Wembley neste sábado (14), o Liverpool venceu o Chelsea por 6 a 5 nos pênaltis, após o empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, e faturou o título da Copa da Inglaterra.

O título dos Reds é o oitavo na história do clube na Copa da Inglaterra.

O susto logo no começo da partida foi o bastante para acordar o time de Londres.

Em duas jogadas de pé em pé, o Chelsea conseguiu levar perigo ao brasileiro Alisson. Ambas em jogadas protagonizadas pelo norte-americano Pulisic. Na segunda chance, a bola passou à frente do goleiro e rente à trave.

Não bastasse a pressão do Chelsea, a dor de cabeça de Jürgen Klopp aumentou ainda mais quando Salah foi ao chão lesionado e precisou ser substituído, dando lugar a Diogo Jota ainda no decorrer do primeiro tempo.

As equipes ainda tiveram oportunidades de tirarem o 0 a 0 do placar no primeiro tempo com Diaz e Lukaku, mas ambos desperdiçaram.

Se Alisson terminou a etapa inicial como protagonista, os 45 minutos finais mantiveram o brasileiro no centro dos holofotes com a nova pressão do Chelsea.

E que teve direto à bola na trave para assustar os Reds.

Enquanto a equipe de Londres conseguia pressionar imprimindo um jogo coletivo mais forte, principalmente no meio de campo, o time de Klopp era mais perigoso apenas em lances pessoais de Luís Diaz.

Quando não finalizava, o colombiano ajudava a abrir a defesa dos Blues.

Com a insistência do placar em permanecer no 0 a 0 durante os 90 minutos, a prorrogação foi o caminho para aumentar (ainda mais) a tensão em Wembley.

E como já indicava o fim do tempo regular, o famoso ‘medo de perder’ e o forte cansaço reduziram o empenho dos rivais nos minutos extras. Com menos arremates claros e defesas bem postadas, o resultado não poderia ser outro: definição na cobrança de pênaltis.

Foi no momentos de decisão por pênaltis que brilhou a estrela de Alisson. Após Azpilicueta e Mané desperdiçarem, a definição do campeão foi para as alternadas.

E coube ao goleiro brasileiro parar a batida de Mason Mount. O grego Kostas Tsimikas partiu para a cobrança final e colocou no fundo das redes para decretar o título aos Reds.

O cara: Alisson

Salvou os Reds durante o tempo normal (principalmente com as defesas no primeiro tempo) e pegou o pênalti de Mount nas cobranças alternadas.

O brasileiro Alisson foi O CARA do Liverpool na conquista da FA Cup. LENDA EM ANFIELD.

FICHA TÉCNICA

Chelsea: Mendy; Chalobah (Azpilicueta), Thiago Silva e Rüdiger; Kovacic (Kanté), Jorginho, Reece James, Marcos Alonso, Mount e Pulisic (Loftus-Cheek e depois Barklay); Lukaku (Ziyech). Técnico: Thomas Tuchel

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Konaté, Van Dijk (Matip) e Robertson (Tsimikas); Henderson, Thiago e Keita (Milner); Luis Díaz, Mané e Salah (Diogo Jota). Técnico: Jürgen Klopp