CML

Em crise, o Hospital de Laranjeiras está quase fechando as portas por conta da falta de repasse da Prefeitura e uma dívida que vem se acumulando nos últimos dois anos. Agora, a promessa da atual gestão municipal é reduzir ainda mais o valor do contrato mensal. Por este motivo, o Presidente da Associação Beneficente São João de Deus, André Santos Andrade se reuniu nesta quinta-feira, (19), com o presidente da Câmara, Luciano dos Santos e uma comissão de vereadores para tentar resolver este impasse. A intensão é que algumas providências sejam tomadas e assim, o hospital, que já foi referência em atendimento na região, volte a prestar um serviço de qualidade à população.

Prefeitura de Laranjeiras

O Presidente da Associação que administra a Unidade de Saúde explicou aos vereadores que há duas semanas os plantões estão restritos e só estão sendo atendidos os casos de emergência, mesmo faltando material de primeira necessidade, até para fazer curativos. “Além da falta de material e insumos, os funcionários nunca sabem quando vão receber os salários e se vão receber, já que nem sempre a Prefeitura realiza o pagamento, mas quero frisar que, assim que recebemos o repasse do município já efetuamos os pagamentos aos funcionários, porém o valor nunca é suficiente para manter um bom atendimento”, disse o presidente da Associação.

Diante desse impasse, o administrador do hospital se comprometeu em fazer uma explanação na Câmara de vereadores a respeito da situação do Hospital, além de ir ao Ministério Público com uma comissão formada por representantes do legislativo e cobrar que os acordos feitos no judiciário sejam cumpridos. 

O Presidente da Câmara, Luciano dos Santos, ressaltou a importância da vinda dos dirigentes da Associação para prestar esclarecimentos na casa legislativa, sobretudo o que está acontecendo, e também esclareceu que o mesmo poderá ocorrer com o pessoal da prefeitura, só que em sessões diferentes. “Os vereadores vêm cobrando providências e até agora a Prefeitura não demonstrou interesse em resolver este impasse. Vamos ver se desta vez a coisa funciona”, disse Luciano.

O ex-prefeito Juca de Bala também participou da reunião e explicou aos dirigentes da unidade de saúde a sistemática feita na gestão anterior, em que o hospital funcionava plenamente, oferecendo diversos serviços, inclusive cirurgias. “Todos os meses fazíamos os pagamentos devidos a esta mesma associação e ofertávamos desde os serviços de atendimento ambulatorial, até realização de exames e cirurgias. A população só iria a Aracaju, nos casos de alta complexidade. O restante era resolvido em Laranjeiras mesmo. Portanto, não existe segredo, basta a atual gestão fazer os repasses corretamente e voltar a oferecer um serviço digno e de qualidade”, ressaltou Juca de Bala.

Sessão Ordinária

A situação precária do Hospital de Laranjeiras repercutiu na sessão ordinária desta quinta-feira, (19). A vereadora Brasilina Borges se mostrou indignada. “Essa novela, que vem se arrastando desde o início da gestão do prefeito Paulão não é justa, já que a população de Laranjeiras vem sofrendo com a falta de atendimento e a Prefeitura não está nem aí. O problema é simples de resolver, mas, parece que o senhor prefeito não tem o mínimo interesse. Como é que existe todo esse problema financeiro e a gestão ainda quer reduzir o repasse, por que o Estado vai repassar um valor de R$ 250 mil? Como entender uma mente assim?”, indagou Brasilina.

O vereador Adriano Carvalho reiterou o discurso de Brasilina e pontuou outros problemas. “Não defendo aqui a Associação Beneficente e nem a Prefeitura. Quero que o problema seja resolvido com transparência e o mais rápido possível. A população não pode continuar sofrendo. Caso o hospital feche as portas, cerca de 3 mil pessoas vão procurar atendimento no HUSE. Portanto, este é um problema não só do legislativo de Laranjeiras, mas os deputados estaduais e federais também devem nos ajudar nesta solução. A união de forças é muito importante neste momento”, destacou Adriano.

Em discurso, José Carlos Sizino Franco levantou alguns pontos desta trágica relação entre a Associação que administra o Hospital e a Prefeitura de Laranjeiras. Pontuou o edil que a população carente está sofrendo e que algo precisa ser feito, pois até os TACs que o prefeito assinou em comum acordo com o Ministério Público para continuar repassando verba para o hospital estão sendo desrespeitados. “Pelo que vejo, a associação apenas firmou acordos extrajudiciais que não são cumpridos pela Prefeitura. Enquanto isso, o hospital continua passando por problemas, administrando dívidas e com as portas quase fechando”, frisou o vereador José Carlos. 

O vereador Jânio Dias finalizou dizendo quão é forte o Poder Legislativo e que o seu papel é fundamental para que se possa chegar a um denominador comum neste impasse, e assim o hospital volte a funcionar. “Com as presenças dos dirigentes do hospital e até mesmo da prefeitura, em sessões diferentes, poderemos analisar o que de fato está acontecendo”, disse Jânio Dias.