Hora News

Advogado, vereador suplente, militante político e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores em São Cristóvão, João Garcez deverá ser o principal nome do PT à Câmara Municipal da quarta cidade mais antiga do Brasil.

Nesta entrevista exclusiva ao Hora News, o experiente advogado, defensor dos direitos sociais e humanos da população sancristovense, avalia a possibilidade de aliança com o prefeito Marcos Santana e sugeri o jornalista Edmilson Brito, ex-secretário de Saúde da cidade, como um valoroso nome para vice-prefeito na chapa encabeçada por Marcos Santana.

Apesar de criticar a dificuldade do prefeito em dialogar com a população, João Garcez reconhece méritos do atual gestor municipal, que teria sido o responsável por tirar o município das manchetes negativas na imprensa sergipana.

O militante petista não perdoa o desrespeito ao estatuto do partido e adverte os traidores: “uma coisa nós já decidimos, não ficarão no partido os traidores do nosso estatuto”, diz João Garcez, que defende que o PT participe como protagonista nas eleições municipais e não como coadjuvante. Confira a entrevista.

Hora News – Você será candidato a vereador em São Cristóvão, acredita que tem condições de vitória desta vez, já que na eleição passada você foi bem votado, ficando de fora por pouco mais de 60 votos?

João Garcez – Sim, sou pré-candidato a vereador pelo município de São Cristóvão. Tenho recebido apoios importantes que não tive na eleição passada, o que fortalecerá ainda mais o nosso trabalho e consequentemente a nossa vitória.

HN – Como o Diretório Municipal do PT vai se comportar nessas eleições a partir desta nova Diretoria eleita recentemente, tendo você como vice-presidente?

JG – O atual Diretório Municipal do PT tem procurado fortalecer o Partido, seja convocando os atuais filiados a participarem efetivamente do processo, bem como fazendo novas filiações de pessoas que se identifiquem com o PT, para que com isso possamos fazer o maior número possível de vereadores eleitos. Uma coisa nós já decidimos: não ficarão no partido os traidores do nosso estatuto.

HN – O PT terá candidatura própria a prefeito de São Cristóvão, assim como decidiu disputar a Prefeitura de Aracaju?

JG – Ainda não conversamos sobre essa possibilidade, sabemos que existe uma orientação dos dirigentes da nacional no sentido de se lançar o maior número de candidatos a prefeitos possíveis, e se essa for a decisão do Partido temos bons quadros no município preparados para uma eventual candidatura majoritária.

HN – Sabemos que você é um nome bastante conhecido e influente no município, defende que seu partido tenha candidato próprio a prefeito?

JG – O PT tem muito que apresentar na cidade de São Cristóvão. O saudoso governador Marcelo Deda transformou a região do Grande Rosa Elze ao duplicar a Avenida João Alves, da UFS a entrada do Eduardo Gomes, como também na construção da Rodovia Zezinho da Everest, que liga o Povoado Rita Cassete a sede da cidade. O senador Rogério Carvalho, quando secretário da Saúde do Estado, iniciou a reforma do Hospital Senhor dos Passos, que hoje é uma referência. O deputado Francisco Gualberto incluiu no Orçamento do Estado a maior obra de pavimentação, paralelo do Nordeste, ligando o Povoado Caípe à sede, beneficiando o Loteamento Lauro Rocha, a Colina, entre outros. Enfim, o que defendemos é que o partido participe como protagonista nas eleições municipais e não como coadjuvante.

HN – O cargo de vice-prefeito na chapa de Marcos Santana está sendo bem disputado. Caso o PT não tenha candidatura própria, defende o apoio à reeleição do prefeito?

JG – Apesar do PT não ter votado e não fazer parte da atual gestão, não podemos deixar de reconhecer os méritos da administração municipal. É verdade que existe uma grande dificuldade no diálogo do executivo com a população, mais em contrapartida o município deixou de figurar de forma negativa nas notícias da impressa. Não vejo nenhum problema em uma composição dessa natureza, afinal de contas, nas últimas eleições o prefeito Marcos Santana votou nos candidatos do nosso partido para deputado estadual e federal, vice-governadora e senador.

HN – Qual nome você sugeria para ser companheiro de chapa de Marcos Santana?

JG – Como falei anteriormente, o PT de São Cristóvão tem nomes qualificados para compor uma chapa majoritária, a exemplo do ex-vice-prefeito Cláudio do Sanclau, do companheiro Angelino, que foi candidato à vice nas últimas eleições, do ex-secretário de saúde do município, Edmilson Brito, atual presidente do SINDIJOR, dentre outros.

HN – Baseado em que você indica Edmilson Brito, por exemplo, como sendo um bom nome para compor chapa com Marcos Santana?

JG – Edmilson foi secretário de Saúde do município e desenvolveu um excelente trabalho, é envolvido nos movimentos religiosos da Igreja Católica, sendo uma referência na comunidade cristã do Grande Rosa Elze e, acima de tudo, é um cidadão de bem e um militante ativo do partido.

HN – Dos atuais pré-candidatos, quais deles o PT de São Cristóvão não aceitaria compor chapa?

JG – De forma pessoal não vejo problemas em conversar com nenhum pré-candidato, mas com relação a legenda, o partido tem algumas restrições, como por exemplo, o PSDB e outros que a nível nacional não têm entendimento com o PT.

HN – O PT lançou a pré-candidatura de Márcio Macedo a prefeito de Aracaju. Qual sua opinião? É o melhor nome do PT?

JG – Sou eleitor de São Cristóvão e procuro não me envolver nas questões de outros municípios.

HN – Muito se fala numa chapa com um nome feminino: Eliane Aquino, por exemplo. Por ser uma chapa encabeçada pela viúva do governador Marcelo Déda, seria um nome forte para derrotar os adversários do PT?

JG – Como disse, não estou acompanhando de perto a política da capital, mas não resta dúvida que o nome da vice-governadora é forte em qualquer circunstância.