NE Notícias | Com Agência Brasil

Após ficarem com atendimento presencial suspenso por cerca de seis meses, em decorrência da pandemia de covid-19, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as atividades nesta segunda-feira (14), em todo o país.

Na primeira fase de reabertura, no entanto, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerão apenas em unidades específicas.

Marcelo Camargo / Agência Brasil

De acordo com o INSS, cerca de 600 agências reabriram. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências, com mais capacidade de atendimento.

O governo vai divulgar durante a semana a lista completa das agências abertas, mas o segurado já pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

Sem perícia

Em Aracaju, duas unidades foram reabertas com muita espera e aglomeração mesmo para quem estava agendado. 

De acordo com gerência do INSS no estado, médicos peritos não retornaram ao serviço por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e que o problema já está sendo resolvido, mas não há previsão de retorno. A situação foi registrada em vários estados. 

“As agências foram reabertas, o serviço administrativo está transcorrendo tranquilamente porque a gente fez um planejamento, nós abrimos as agendas só daquelas pessoas que realmente estariam hoje lá. Com relação à perícia médica, infelizmente não é do nosso controle a agenda”, disse o gerente executivo no estado, Raimundo Brito.