Assessoria

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 realizada pelo Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (06), requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) solicitando as informações completas sobre as investigações que cuidam do caso dos respiradores e do Hospital de Campanha de Aracaju.

Os pedidos de informação serão endereçados ao Ministério Público Federal em Sergipe, sobre as investigações acerca de possíveis ilícitos na montagem do Hospital de Campanha de Aracaju; e ao Ministério Público Federal na Bahia, sobre as investigações de possíveis ilícitos na compra dos respirados pelo Consórcio Nordeste.

Recursos federais especialmente destinados ao combate à Covid foram repassados ao Hospital de Campanha de Aracaju e também para a compra de respiradores do Consórcio Nordeste.

“O MPF iniciou investigações a respeito de ambos por existirem suspeitas acerca da aplicação destes recursos pelos respectivos gestores públicos. Nessa esteira, é preciso ter acesso ao teor das apurações pelos Parquets para que se identifiquem os potenciais atos ilícitos associados ao uso do recurso federal”, ressalta Alessandro Vieira.

Hospital de Campanha – Sérgio Silva / PMA

CPI em Sergipe

Os deputados estaduais do Cidadania estão nas tratativas para instalar uma CPI da Covid-19 na Assembleia Legislativa de Sergipe. Até o momento, o requerimento foi assinado por seis deputados. É necessário o número mínimo de oito assinaturas para a realização da CPI.

“Vamos seguir nesse trabalho que também precisa ser feito pela Alese. Seis deputados já assinaram o requerimento de CPI no Estado, e eu faço questão de agradecer e parabenizar pela coragem, não só dos deputados do Cidadania (Georgeo Passos, Kitty Lima e Samuel Carvalho), mas também dos deputados Gilmar Carvalho, Rodrigo Valadares e Iran Barbosa, que tiveram a determinação de buscar transparência e informação sobre os recursos públicos destinados ao combate à pandemia em nosso estado”, frisou o senador Alessandro Vieira.