Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem apoiando as iniciativas de humanização nas unidades da Rede Estadual, como o projeto ‘Cine Jessé’, implantado pelo Hospital Regional de Estância, voltado aos pacientes Covid-19. Por meio de retroprojeção na tela, os pacientes que estão na enfermaria, com autorização médica, podem ter acesso ao projeto, que será executado todas as quartas-feiras, a partir das 14h.

De acordo com a superintendente da unidade, Luara Carvalho Araújo, a gestão juntamente com a equipe multidisciplinar vem pensando em estratégias para minimizar a angústia do paciente a fim de amenizar danos psicológicos. Ela explica que antes da pandemia, o paciente estável tinha o acompanhamento dos familiares, o que levava certo conforto. Com a pandemia do coronavírus, todo protocolo mudou, inclusive o de acompanhantes.

Hospital Regional de Estância

“Estamos repensando desde o início da pandemia sobre o paciente Covid-19 porque ele fica sem acompanhante e o fato de ficar sem, tanto para eles como para os profissionais, é novidade. A equipe está repensando como minimizar os danos emocionais, já que a Covid é uma doença que tem um estigma. Antes de entrar na unidade eles têm acesso ao quantitativo de pessoas infectadas, de óbitos, sempre conhece uma pessoa que perdeu alguém na família, então eles já entram aqui assustados por estar com a doença. Tentamos minimizar a falta dos familiares através da implantação das Visitas Virtuais e, agora, estamos com um novo projeto, o Cine Jessé”, disse.

A paciente Franceisa dos Santos, 36 anos, que está na enfermaria da unidade, aprovou a iniciativa. “Peguei a Covid, um vírus que me deixou apreensiva, e para quem tem filho fica ainda pior. O filme foi incrível, a fé da gente fica abalada quando estamos com a doença, mas ao assistir um conteúdo tão bom, que fala da fé e de um Deus que pode cuidar de cada um de nós, renova as nossas forças. O trabalho que os profissionais estão fazendo aqui é ótimo, parabéns à equipe”, destaca.

O filme da vez, assistido nesta quarta-feira,5, foi o ‘Milagre do Paraíso’, e como são cinco leitos de enfermaria, com cinco pacientes em cada, tiveram 25 espectadores ao total. Conforme a superintendente, os pacientes recebem lanches durante a Sessão, que são elaborados pela nutricionista, respeitando a especificidade de cada um.