Hemose

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que durante o feriado da Semana Santa o serviço de doação de sangue funcionará com horários alterados. Dessa forma, nesta quinta-feira, 18 e no sábado, 20, a unidade abre das 7h às 11h.

SES / Divulgação

A medida visa atender os voluntários e realizar a manutenção das plaquetas, componente sanguíneo com validade de cinco dias. Em relação à liberação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar, o serviço prossegue em regime de plantão 24 horas.

A gerente da Coleta do Hemocentro, enfermeira Florita Aquino, explica que nos períodos de feriados prolongados, o serviço amplia a captação de doadores para manter os estoques em níveis adequados.  “Convidamos os doadores de sangues fator Rh negativo para colaborar com o serviço. As pessoas que estiverem dentro do intervalo, ou seja, que já completaram três ou quatro meses da última doação, podem aproveitar esse feriado, de celebração da fé cristã, para renovar a doação e ajudar a salvar vidas”, destaca.  

Para doar é necessário observar alguns critérios como estar bem de saúde, ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista, dentre outros.  

É importante ressaltar alguns cuidados que o voluntário deve adotar na noite anterior à doação de sangue, como por exemplo, dormir pelo menos seis horas e evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

Já no dia da doação é necessário comparecer ao serviço estar bem alimentado, durante a doação é coletada uma bolsa com até 450 ml de sangue. Mais informações sobre os serviços, através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Confira abaixo os horários de funcionamento do Hemose: Dia 18 abril – Quinta-feira – Ponto Facultativo – O serviço funciona das 7h às 11h; Dia 19 de abril – Sexta-feira – Feriado da Sexta-feira da Paixão, não tem expediente; Dia 20 de abril – Sábado – Doação de sangue abre das 7h às 11h; Dia 21 de abril – Domingo –Não tem expediente; Dia 22 de abril – Segunda-feira – Serviço retorna horário regular das 7h30 às 17h.