Assessoria de Comunicação

SES / Arquivo

Foi publicado hoje, 19, o aviso da suspensão da licitação 001/2020 para contratação de empresa especializada em gestão de saúde, especificamente em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Sergipe. A sessão com a abertura das propostas aconteceria amanhã, 20, na SES.

O NE Notícias apurou que a determinação partiu do próprio governador, mas sem detalhar quais motivos o levaram a suspender o processo. O ofício justifica que a medida seria em atendimento às recomendações do Ministério da Saúde em evitar aglomerações devido à pandemia do novo Coronavírus, e que o aviso de licitação e o edital serão republicados com uma nova data para a abertura do certame.

A medida parece estranha, até porque a própria secretaria da Saúde realizou hoje três reuniões amplas, convocando prefeitos e secretários municipais de todos os 75 municípios, em sua sede, mesmo com as restrições à aglomeração.

Mesmo sem um motivo definido, a suspensão acende a luz amarela do SAMU, que carece de investimentos e, nas próximas semanas, deve ser bastante acionado em virtude da necessidade de deslocamento de pacientes contaminados com o COVID-19. Se atual estrutura já não atende à demanda, o que será com o crescimento do número de ocorrências? O governo vai buscar investir com recursos próprios, que não tem, ou manterá a proposta de co-gestão com a iniciativa privada?