Agência Sergipe de Notícias

Nesta terça-feira (12), o governador Belivaldo Chagas e o diretor do Hospital de Amor de Barretos assinam convênio para que Sergipe receba mais uma carreta de serviços de saúde. O veículo será disponibilizado pelo Hospital de Barretos que, ao lado dos equipamentos oferecidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) e pela licitação estadual já autorizada, somarão quatro carretas de atendimento à prevenção e tratamento de câncer do estado, além dos serviços já oferecidos por meio de outras instituições de saúde estaduais. A solenidade ocorre no Palácio dos Despachos, às 14h30.

Ana Lícia Menezes / PMA

O convênio prevê que a carreta do Hospital de Barretos, a qual atende em Lagarto por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, passe a atender pacientes da rede estadual de saúde, ampliando a assistência na região.

Por meio do acordo, serão disponibilizados exames de mamografia, ultrassonografia, biópsia por mamografia, biópsia por ultrassonografia , Papanicolau, colposcopia entre outros. A Unidade tem capacidade de realizar mais de 4900 atendimentos.

Tratamento oncológico em Sergipe

O governo do Estado, por meio do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), acolhe e trata centenas de pacientes. Em 2018, foram realizadas 18.528 sessões de quimioterapia. Já na radioterapia, foram 720 pacientes tratados na Unidade, 17.851 sessões, o que resultou em mais de 80% de alta (587 pacientes).

O Centro de Oncologia do Huse realizou 33.157 consultas ambulatoriais, uma média de 2.763 atendimentos mensais. Além disso, o Huse passou por grandes avanços em 2018, tanto no contexto de melhorias estruturais, como na assistência prestada ao paciente na unidade a exemplo da entrega da nova Unidade de Radioterapia com o segundo aparelho de Acelerador Linear, duplicando a capacidade de atendimento dos pacientes.

O governo também tem investido em parcerias para o tratamento oncológico com a ampliação de contrato para prestação de serviços aos pacientes do SUS.  A Clinradi, um dos parceiros, disponibiliza exames de ressonância e tomografia, com e sem contraste e sedação, assim como, pela primeira vez, o exame de PET Scan, para os serviços de oncologia.