ASN

O governador Belivaldo Chagas participou na tarde desta segunda-feira (16), em Natal (RN), da assembleia-geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. A reunião contou com a presença dos chefes dos executivos dos demais estados da região, com o objetivo de discutir as principais pautas do consórcio, sobretudo em relação à ação conjunta, proposta pelos governadores, para evitar os desinvestimentos na Petrobras e na Chesf

Durante o evento, foram discutidas questões relacionadas à Reforma Tributária, a Missão União Europeia, as compras unificadas, compartilhamento do aplicativo Preço da Hora, PPP’s, Projeto Nordeste Conectado e as operações da Petrobras no Nordeste. 

Elisa Elsie / GovRN

Foi apresentada uma proposta de Reforma Tributária que vem sendo discutida pelos secretários da Fazenda no Consefaz. Ela está em fase de discussão e quando validada será apresentada pelos governadores ao Congresso Nacional.

“É uma reunião de extrema importância, onde vamos debater temas fundamentais para o desevolvimento do nosso Nordeste. Tenho certeza que, com o trabalho deste consórcio, conseguiremos avançar em diversas pautas para que a região continue crescendo sem retrocessos”, destacou o governador.

Pautas

Sobre a Missão à Europa, os governadores trataram da agenda conjunta, que traz projetos previamente selecionados dos nove estados da federação. Sergipe encaminhou 29 projetos distribuídos nos eixos de Turismo, Infraestrutura, Segurança, Conectividade e Inovação, Saneamento e Sustentabilidade. Também foram tratadas questões relacionadas ao Projeto Nordeste Conectado e a efetivação das Concessões Patrocinadas (PPPs). 

O Projeto Nordeste Conectado prevê ações na área de telecomunicações e conectividade, promovendo o desenvolvimento local, o compartilhamento de infraestrutura, a atualização tecnológica e investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). 

Ainda na ocasião, os chefes dos executivos também debateram temas sobre Educação, como a criação da Universidade Aberta do Nordeste, outras missões internacionais, além das questões relacionadas à Cessão Onerosa.

Assinatura de convênio

Ainda no Rio Grande do Norte, Belivaldo assinou convênio com o governador da Paraíba, João Azevêdo, para utilização em Sergipe do aplicativo ‘Preço da Hora. Criado numa parceria entre o Governo da Paraíba e diversos outros órgãos.

O aplicativo possibilita aos consumidores e gestores públicos a visualização em tempo real do preço de itens comercializados nos estabelecimentos cadastrados nos municípios paraibanos. A ferramenta de transparência tem como objetivo facilitar a vida do cidadão nas compras de diversos produtos.

“Achei o aplicativo muito interessante, uma ideia fantástica e não vejo problema em copiar o que está dando certo em outros estados, principalmente estamos parceiros, como a Paraíba. Portanto, em breve Sergipe também irá contar com mais esse serviço moderno e de utilidade pública”, afirmou o governador.