O Globo

O julgamento em segunda instância do ex-técnico de ginástica Fernando de Carvalho Lopes, denunciado por abusar sexualmente de pelo menos 40 meninos, já tem data marcada. Será no próximo dia 31, no auditório do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), em Aracaju.

Ricardo Bufolin / CBG

A escolha tanto da data quanto do local geraram uma repercussão negativa. O dia escolhido será num domingo. Além disso, a capital sergipana fica a mais de 2 mil quilômetros de São Bernardo do Campo, local onde teriam ocorrido os casos de abuso denunciados e cidade de todas as vítimas arroladas como testemunhas.

A CBG explicou que o STJD possui autonomia para marcar suas sessões e que os membros do tribunal não são remunerados para exercer estas funções. Logo, a escolha de um dia útil poderia comprometer o quorum. Por isso, o domingo foi escolhido.

É na capital sergipana que fica a sede da CBG. E, no fim de semana do julgamento, receberá a assembleia ordinária anual do órgão, que contará com todos os presidentes de federações estaduais.