Assessoria Parlamentar

O vereador Elber Batalha (PSB) foi de encontro a algumas informações passadas pela secretária Municipal de Saúde, Waneska Barbosa, que esteve na manhã desta quarta-feira, 13.03, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) fazendo um balanço do quadrimestre da pasta da saúde da capital.

Gilton Rosas / CMA

Segundo o parlamentar, os números passados pela secretária não representam a realidade para os usuários do sistema de saúde de Aracaju. “Esses números apresentados aqui na Câmara são dissonantes com a sensação das ruas. Eu não vejo a população dizer que esse relato perfeito apresentado aqui hoje é o que se vive na realidade”, alertou.

Continuando na mesma linha, Elber disse que os números da Secretaria de Saúde de Aracaju não reflete o que a população encontra nos postos. “Tecnicamente falando, a secretária informa que houve um aumento no atendimento de urgência. Sabe o que isso significa? Que a Atenção Básica não está funcionando direito, porque o cidadão não consegue marcar o médico agendado e a única solução é procurar a urgência”, indagou.

Outra situação colocada pelo vereador foi sobre relatos de moradores do povoado Mosqueiro, que se utilizam do Posto de Saúde Niceu Dantas. Elber disse que eles reclamam que o Posto está numa situação bastante precária.

“Eles me falaram que o Posto Niceu Dantas funciona agora numa casa alugada, existe apenas um banheiro, só tem um médico, que é clínico geral e apenas um pediatra que só atende dia de sexta-feira à tarde. E a Prefeitura não dá uma solução para a transferência daquela localidade. Outro caso também vem lá do conjunto Padre Pedro, no bairro Santa Maria. O Posto de Saúde Celso Daniel tem uma placa datada que a obra iria iniciar no dia 19 de outubro de 2018 e acabaria agora em abril. A obra nem começou até hoje, a placa está lá ainda e o Posto continua fechado. Isso é uma afronta a quem é usuário do serviço”.

“Eu entendo que vocês da secretaria tem suas limitações e respeito à área técnica. Mas não dá para a gente achar que não tem solução. O prefeito Edvaldo Nogueira precisa ter a Saúde de Aracaju como prioridade de sua gestão. Na verdade a gente critica os secretários das pastas, mas a gente sabe que muitas  vezes eles ficam de mãos atadas porque o dinheiro fica todo retido na Secretaria da Fazenda e à mercê do comando do prefeito”, concluiu