Prefeitura de Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira visitou, na manhã desta terça-feira, 19, a obra de recapeamento da avenida Beira Mar. Ele esteve em dois trechos da via, no Centro de Aracaju, onde os serviços de fresagem (retirada do antigo asfalto) e colocação do novo pavimento estão bem adiantados. A obra, que integra o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, recebe investimento de R$ 10 milhões, para recuperação completa dos 10 km da avenida. A Beira Mar é o primeiro de quatro corredores de transporte que receberão um novo asfalto.

Ana Lícia Menezes / PMA

“Esta obra é uma maravilhosa. Retiramos três centímetros do asfalto antigo e colocamos uma nova camada de seis centímetros. É uma obra que melhora a vida da cidade, é um ganho muito grande para a mobilidade urbana de Aracaju. Além disso, o pavimento antigo está sendo reaproveitado na Usina de Asfalto da Prefeitura, o que demonstra a nossa preocupação com a sustentabilidade”, destacou o prefeito, que inspecionou a retirada do asfalto no trecho localizado em frente ao Mercado Thales Ferraz e acompanhou a colocação do novo pavimento em frente ao Largo da Gente Sergipana.  

Edvaldo fez um chamado à população para que compreenda que, durante a obra, o trânsito na avenida ficará mais lento. No entanto, frisou ele, os benefícios posteriores serão muito maiores e duradouros. “Tem transtorno, o trânsito fica comprometido, mas é uma obra que não poderíamos deixar de realizar. É o nosso Plano de Mobilidade Urbana que já está pronto para ser executado desde 2012, mas que a gestão passada não deu prosseguimento. Com esta obra retomamos o progresso na área de mobilidade em Aracaju”, reiterou.

Sustentabilidade

O prefeito destacou ainda que o asfalto removido da avenida já está sendo utilizado em outra área da cidade, o que demonstra o compromisso da atual gestão com a sustentabilidade, além de ser uma iniciativa criativa e que gera economia aos cofres públicos.  

A reciclagem do asfalto começa com o recolhimento do material retirado do antigo pavimento da avenida Beira Mar, levado à usina de asfalto da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), onde passa por um novo processo de trituramento e outros métodos de ligamento que mantenham a aderência.

Inicialmente, o local contemplado com os serviços foi a Estrada do Aloque, via que liga o conjunto Santa Lúcia à região fronteiriça com o município de São Cristóvão. Na manhã desta segunda-feira, 18, cerca de 80 toneladas de asfalto foram lançadas nos primeiros trechos da artéria, tendo sequência nos próximos dias. A previsão é atender a outros locais com a técnica, inclusive na operação tapa-buraco.

Visita à nova sede da Fundat

Além da visita à obra da Beira Mar, Edvaldo também foi à nova sede da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que passará a operar no prédio onde funcionou a Delegacia do Trabalho, no encontro dos calçadões João Pessoa e Laranjeiras, no Centro.

“A nova sede da Fundat demonstra bem o espírito da nossa gestão. É resultado de uma parceria que gerou uma solução inteligente, uma vez que prédio tem uma boa localização, é mais amplo e ainda gerará economia, já que deixaremos de pagar o aluguel pelo antigo prédio”, afirmou o prefeito. Ainda em março, a nova unidade entrará em funcionamento.