Ministerio Público Sergipe

“Não deixe ninguém para trás” é o tema do Dia Internacional da Síndrome de Down 2019. Trata-se de uma chamada a toda sociedade e ao Poder Público em prol das pessoas com Síndrome de Down nos mais diversos segmentos, a exemplo da Educação e do mercado de trabalho.

Divulgação

O MP é solidário ao entendimento que todo indivíduo com essa Síndrome precisa ter oportunidades para viver com dignidade e se desenvolver como qualquer outra pessoa. Para que isso aconteça são necessárias condutas positivas de inclusão e de crença na sua capacidade.

Atitudes de discriminação e preconceito, aliadas à falta de informação, provocam o esquecimento dessas pessoas enquanto agentes que podem contribuir e transformar a realidade. Uma sociedade desenvolvida é aquela em que todos que a compõem podem viver uma vida plena, digna, sem qualquer distinção. Por isso, vamos começar juntos sem deixar ninguém para trás e, assim, estaremos no caminho certo para mudar paradigmas.

E estamos mudando! Questionamentos quanto a capacidade, já não são mais a principal preocupação de familiares e profissionais que convivem com pessoas com Síndrome de Down. Cientes de que a condição genética não é limitação para uma vida digna, os Downs ainda enfrentam o desafio da inclusão tanto nas escolas regulares quanto no mercado de trabalho. A proximidade com o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na próxima quinta-feira, dia 21 de março, ajuda a dar visibilidade para aquilo que é ainda é motivo de ansiedade para os pais destas crianças: o crescimento de forma inclusiva.

O desenvolvimento de bebês e crianças com Síndrome de Down é influenciado pela qualidade do amor, cuidado, estímulo, educação e experiência social fornecidos por suas famílias e comunidades – assim como toda e qualquer criança. O desenvolvimento continua na vida adulta, influenciado por atitudes e oportunidades. Ninguém pára o crescimento, desenvolvimento e a aprendizagem quando se tornam adultos ou deixam a escola. As circunstâncias de vida podem dar suporte, impedir ou sufocar o crescimento e o desenvolvimento. Nos últimos dez anos, adultos com Síndrome de Down em muitos países tornaram-se defensores efetivos deles e de todos com Síndrome de Down em suas comunidades, falando em público, contactando políticos e pressionando por mudanças na educação, melhora em treino vocacional e oportunidades de emprego, bem como de um maior número de opções de vida oferecidas.

Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down 2019 em nossa Cidade, a CIDOWN – Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down preparou uma série de atividades. CLIQUE e confira a programação.

As pessoas com Síndrome de Down acima de tudo tem o dom. Dom de amar, de cantar, de encantar e de motivar pessoas e mostrar que todos temos algo maravilhoso para compartilhar. Vida longa às pessoas com Down que mostram que cromossomos não definem a vida de ninguém. Sigamos juntos, sem deixar ninguém para trás.