Defesa Civil Estadual

Nesta sexta-feira, 07 de junho, equipes do Departamento Estadual de  Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Depec/Seit) se deslocaram para São Cristóvão, para dar suporte à Defesa Civil municipal no trabalho de contenção com lonas e  avaliação de risco de uma encosta que deslizou no conjunto Luis Alves II. 

Pritty Reis / ASN

As equipes da Assistência Social da prefeitura de São Cristóvão foram acionadas para fazer a retirada de moradores das casas que se encontram em risco de desabamento e a equipe da Defesa Civil Estadual, juntamente com a Defesa Civil municipal, fez a análise da área. De acordo com o engenheiro Alex de Carvalho Santos, que coordenou a vistoria, no local, foi identificado o desabamento de parte do quintal de uma casa, e o comprometimento de uma casa vizinha. 

“É uma encosta de aproximadamente 11 metros de altura, numa inclinação íngreme. E segundo informações que colhemos, a retirada de um muro de contenção por um morador de baixo, para fazer uma casa, acabou desestabilizando a encosta e provocando o deslizamento com a ação da chuva. Encobrimos a encosta com uma lona preta, como forma de minimizar a ação da água, a fim de evitar novos moimentos de massas e para que as duas residências que estão em risco possam receber alguma intervenção por parte do município no período de sol”, explicou o engenheiro do Depec, Alex Carvalho. 

A Defesa Civil estadual também recomendou atenção diante da indicação de acumulado de chuvas para as próximas 24 horas em boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu boletins informando sobre o risco de movimento de massas (deslizamento de encostas) e enxurradas na Grande Aracaju e no município de Maruim, onde há indicação de risco hidrológico de inundações associadas à possibilidade de transbordamento do rio Ganhamoroba. 

A Defesa Civil Estadual recomenda que a população se mantenha atenta e evite enfrentar o mau tempo. É preciso redobrar a atenção às alterações nas encostas e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. “As pessoas devem ficar atentas aos eventos de chuva que possam trazer prejuízos, permanecendo abrigadas em lugares seguros. As coordenadorias de Defesa Civil nos municípios também devem se manter em alerta, para o caso de ser necessário o acionamento dos seus planos de contingência”, reforça o diretor da Defesa Civil Estadual, cel. Alexandre José.

Quem desejar receber os alertas de desastres da Defesa Civil via SMS, deve enviar mensagem para o número 40199, informando o CEP da localidade sobre a qual deseja ser informado. Situações de emergência devem ser informadas pelo telefone 193. Na capital, intercorrências também podem ser informadas pelo número 199.