NE Notícias | Com informações do Hora News e Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira, 19, um dentista de 58 anos identificado como Hermenegildo cometeu suicídio utilizando o cinto da calça, em Aracaju.

Segundo informações de amigos e familiares, o corpo de Hermenegildo foi encontrado em casa, no Bairro 13 de julho. Hermenegildo era muito requisitado e um dos profissionais mais conhecidos da área odontológica de Sergipe.

Redes sociais / Reprodução

O ex-deputado federal, João Fontes afirmou ser próximo ao dentista e lamentou o ocorrido nas redes sociais. “A gente perde um grande amigo, um profissional talentoso e muito inteligente. É muito triste se perder um amigo em qualquer situação e nessas condições pior ainda. Uma notícia que pegou todos nós de surpresa, jamais esperava isso. Hermenegildo era um profissional da Odontologia muito querido e respeitado. Lamentável. Que Deus o tenha em um bom lugar”, disse João.

Setembro Amarelo

No mês em que se discute a campanha Setembro Amarelo, mais um caso de suicídio é registrado em Aracaju. Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha.

Neste ano, como de costume, as atividades de prevenção e sensibilização incluem caminhadas, veiculação de materiais da campanha por figuras públicas que abraçam a causa e a decoração e iluminação de prédios públicos, praças e monumentos com luzes e itens amarelos.

As ações foram iniciadas pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp) e trazidas ao Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), referência no atendimento – inclusive remoto – a pessoas em crise, e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Setembro Amarelo caminha junto com a campanha Janeiro Branco, que, em um mês em que as pessoas estão mais propensas a renovações, busca vivificar reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.