Marcos Cardoso, UFS

O número acumulado de notificações para a Covid-19 em Itabaiana dobrou em 15 dias. No dia 20 de junho, município tinha 761 casos notificados e, no dia 4 de julho, o número de notificações chegou a 1.473 casos. É o que revela o Boletim Semanal Covid-19 número sete, que registrou na 27ª semana epidemiológica um aumento de 46,3% de novos casos em relação à semana anterior.

Prefeitura de Itabaiana / Divulgação

“Ainda não se pode afirmar que o topo de notificações semanais foi atingido, uma vez que nas últimas semanas o número de casos novos tem sido cada vez maior. Isso pode estar sendo influenciado pelo baixo índice de isolamento social, abaixo de 40%, identificado no município”, informa o Boletim Semanal Covid-19, que é produzido pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) e Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECIA), do Campus de Itabaiana, da UFS, com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A 27ª semana epidemiológica fechou no dia 6 de julho com 1.497 casos confirmados e 29 óbitos em Itabaiana. No município foram realizados até então 2.785 exames, sendo que 1.265 exames foram negativados. Havia 619 pessoas sendo monitoradas (35 hospitalizadas e 584 em isolamento domiciliar) e 849 pessoas estavam recuperadas.

“Pela projeção, é esperado que no dia 18/07 Itabaiana poderá registar entre 1.944 e 2.597 casos, caso o crescimento permaneça nas mesmas taxas”, diz o Boletim, acrescentando que o menor índice de isolamento registrado na última semana ocorreu no domingo, 28 de junho. “Esse resultado reflete que a população do município não tem atendido às recomendações de órgãos de saúde”.

A maioria dos óbitos registrados foram adultos e idosos, sendo mais de 60% indivíduos acima de 70 anos: para cada oito idosos (acima de 60 anos) notificados positivos para Covid-19, um evolui a óbito. Mas é recomendado que sejam adotadas estratégias de prevenção em saúde voltadas, especialmente, para a população com idade laboral ativa, entre 20 e 59 anos. O Boletim Semanal Covid-19 é coordenado pelo professor José Ronaldo Santos (DBCI).