Senador Rogério Carvalho

O governo de Jair Bolsonaro montou no início do ano uma comissão especial para analisar a Medida Provisória que transferia o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia. O Governo tinha “certeza” da manutenção do Coaf no Ministério da Justiça. E perdeu!

Marcos Oliveira / Agência Senado

A manutenção do Coaf no Ministério da Justiça foi uma das principais demandas do “super” ministro Sérgio Moro desde que assumiu a pasta. O ministro não tinha intenção de abrir mão do órgão, e apesar da disposição do líder do Governo no Senado Fernando Bezerra (MDB/PE) manter o Coaf no Ministério da Justiça, 14 dos 25 parlamentares apoiaram a transferência do Conselho para o Ministério da Economia.

O Coaf é uma unidade de inteligência financeira e tem acesso à informações de transações econômicas privadas, as quais têm proteção legal de privacidade. O Senador Rogério Carvalho (PT/SE) em pronunciamento na comissão mista defendeu a preservação do direito de privacidade das pessoas.

“A compreensão de um Estado eficiente prevaleceu. Agora o Coaf está no lugar certo”, destaca o Senador Rogério Carvalho (PT/SE) depois da vitória da oposição.