NE Notícias

O jornalista Diógenes Brayner volta a analisar nesta quarta-feira, 20, o cenário político que se desenha para as eleições municipais de 2020 em Aracaju.

Em sua coluna no Correio de Sergipe e Fax Aju, Brayner diz que o deputado estadual Gilmar Carvalho é “o nome mais forte do momento” para disputar a eleição com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que disputará a reeleição:

Gilmar Carvalho e Edvaldo Nogueira

O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB) fecha o cerco sobre a permanência do PT ao seu lado. Quer o apoio da legenda para a reeleição e em seus últimos passos deixou um rastro de ação do marketing, com o objetivo de manter a mesma composição que o fez retornar ao comando do município. O primeiro deles foi o convite ao professor Bittencourt, para que ele trocasse o mandato de vereador pela Secretaria de Ação Social.

Com isso, e propositadamente, fez com que o suplente de vereador Camilo Feitosa, do PT, filho do deputado federal João Daniel, assumisse a vaga na Câmara Municipal. Interessante é que Bittencourt é do PCdoB, mas quem o indicou pra a Ação Social foi o deputado federal Fábio Mitidieri, do PSD, deixando claro que estão todos no mesmo barco.

Há [ou agora ‘havia’] uma resistência de ala petista para apoiar a reeleição, que incluía o Diretório Municipal de Aracaju e até o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, que também pretende a Prefeitura. Mas Edvaldo dá mais uma mexida no tabuleiro do xadrez político e põe o grupo rebelde em xeque: efetivou Cássio Murilo Costa como presidente da Funcaju, depois de uma conversa com Márcio e com Jefferson Lima, autores de sua indicação.

E agora? Quem será contra quem? Olhando de longe enxerga-se Carlos Cauê mexendo as pedras do marketing político.

Para disputar a Prefeitura com Edvaldo o nome mais forte do momento é o de Gilmar Carvalho (PSC), que tem conversado com o presidente regional da sigla, André Moura, e com outras lideranças políticas. Moura já lhe disse que não se constrói uma candidatura a prefeito sozinho, mas já teve conhecimento de que em pelo menos duas pesquisas sobre a disputa por Aracaju, Edvaldo Nogueira e Gilmar Carvalho estão tecnicamente empatados.

Mas há uma diferença: no quesito rejeição: o prefeito tem percentuais mais altos, natural a quem está exercendo o mandato. Ainda há muito tempo pela frente, mas essa tendência tem se mantido já há algum tempo.

Fonte