NE Notícias

Bem diferente da filosofia da esquerda, que vê no setor privado um inimigo do Estado, o governador Belivaldo Chagas acerta quando abre as portas de Sergipe para investimentos de grandes grupos privados. Nessa terça-feira, 13, ele esteve no Rio de Janeiro, quando se encontrou com o executivo Mauricio Bhär, diretor-presidente no Brasil da empresa franco-belga Engie, além de diretores. Na pauta, investimentos em infraestrutura para transporte de gás em Sergipe.

Belivaldo Chagas – ASN

Para se ter um tamanho da Engie, a empresa tem uma forte participação mundial no mercado de energia limpa como éolica, hidrelétrica, fotovoltaica e gás. A corporação comprou recentemente a Transportadora Associada de Gás (TAG) da Petrobras, em um negócio de R$ 33,5 bilhões. A TAG administra os gasodutos da Petrobras.

A Engie está em fase de análise de novos investimentos no Brasil, inclusive sob a forma de PPP’s, e a ida do governador Belivaldo Chagas à sede da Engie Brasil é justamente para colocar Sergipe no mapa de investimentos da empresa, principalmente, no quesito infraestrutura para o transporte do gás.

O governador saiu entusiasmado da reunião. De acordo com ele, diretores da TAG estarão em breve no Estado. “É preciso correr atrás e abraçar as oportunidades que o gás está nos proporcionando para desenvolver o nosso estado”, disse.

A Engie administra milhares de quilômetros de gasodutos na Europa e no ano de 2018 faturou mais de 60 bilhões de euros. Ela possui 160 mil funcionários espalhados em diversos continentes. No Brasil, em 2018, a Engie, que tem 2.300 funcionários, faturou R$ 9 bilhões.