As Rapidinhas: Alessandro vê ‘fraqueza’ em André na disputa ao Senado

A base do governador Fábio Mitidieri ferve com a troca de farpas entre os pré-candidatos ao Senado, André Moura e Alessandro Vieira, que acusou o rival de “fraqueza”. O embate esquenta o clima para o anúncio da chapa majoritária, que deve ocorrer ainda este ano. Enquanto isso, o cenário se reconfigura com a ida de Ricardo Marques para o Podemos, a entrega da 1ª etapa do Hospital do Câncer e o início do julgamento de Eduardo Bolsonaro no STF.

Alessandro Vieira e André Moura
Alessandro Vieira e André Moura

Ricardo vai para o Podemos

O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), vai para o Podemos. Em 2026, será candidato a deputado federal. Ficará sob a liderança do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL).

PT e Hugo Motta na Paraíba

O presidente da Câmara, Hugo Motta, depende do apoio do PT na Paraíba. Ele disputará a reeleição. A irmã Olívia visa uma cadeira na Assembleia Legislativa e Nabor Vanderlei, o pai, quer uma vaga para o Senado.

Fortalece

O parecer do PL Antifacção fortalece o Crime Organizado, que já tentou se instalar em Aracaju, diga-se de passagem.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Pediu apoio

O ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT) pediu o apoio a Valadares Filho (Solidariedade) para o Senado.

Podemos Sergipe

O empresário Edvan Amorim deve presidir o Podemos em Sergipe.

Fraqueza

Para o senador Alessandro Vieira (MDB), André Moura (UB) expõe “fraqueza” ao dizer que é o titular e ele é o reserva na disputa para o Senado. Ambos estão com o governador Fábio Mitidieri (PSD).

Veja a resposta do senador Alessandro:

Então é natal

Fábio fará o anúncio oficial da chapa majoritária antes de fechar o ano. Certo é que, Jeferson Andrade (PSD), presidente da Assembleia, será candidato a vice-governador.

Vai atingir políticos I

A Lei Antifacção pode atingir a classe política.

Vai atingir políticos II

Novas diligências ocorrerão em 2026 sobre fraudes no INSS. Vão atingir políticos.

ANTES TARDE

Demorou, mas parece que é chegada a hora de entregar a 1ª etapa do Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda. Será no dia 10 de dezembro.

Estadual

Adailton Sousa, em vez da candidatura ao Senado, pode ir para deputado estadual. Continua liderado pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, seu padrinho político.

JULGAMENTO

Começa nesta sexta-feira (14) julgamento de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no STF, por coação no processo sobre a tentativa de golpe de Estado.


NE Notícias, da redação

Marcos Aurélio: Vice é acusado de armar protesto contra Emília

Na coluna de hoje, Marcos Aurélio detalha as acusações da gestão Emília Corrêa de que o vice Ricardo Marques teria orquestrado a ocupação na prefeitura. A análise também aborda a forma como a prefeita lidou com os manifestantes e um novo problema habitacional que surge no “Alto da Bela Vista”. Acompanhe!

Ricardo Marques
Ricardo Marques – Divulgação

O que levou quase 100 pessoas a ocuparem a sede da Prefeitura por dois dias? Segundo a secretaria de Comunicação e o presidente da EMSURB, pode ter sido uma ação orquestrada por políticos.

Hugo chegou a dizer, numa conversa divulgada pelo perfil L2 News, saber que conhece a relação política de todos que estavam na ocupação, e quando se dirige a uma das líderes, conhecida por Viviane, ela responde, “aquele safado do Ricardo”. Logo recebemos um vídeo em que o vice-prefeito Ricardo Marques recebe a jovem no início de janeiro.

L2 News

Seria o Marques, o “safado” que se referiu a Viviane, que se os auxiliares de Emília estiverem certos, teria sido o vice-prefeito que organizou a ocupação ao centro administrativo da Prefas?

Aliás, a então combativa Vereadora Emília não deu as caras para dialogar com o povo. Determinou que fosse formada uma comissão com apenas sete pessoas para que ela recebesse num gabinete isolado.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Por falar em problemas, já há outro a ser enfrentado, 86 famílias do “Alto da Bela Vista” estão prestes a terem suas casas derrubadas e a gestão da Prefas se nega encarar e resolver a angústia de pais e mães de famílias que não estão dormindo, com medo de serem despejados. Essa é a vida real, fora do TikTok.


Por Marcos Aurélio


Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Foragido do tráfico é preso em hospital de Aracaju

Um homem condenado por tráfico de drogas foi preso na manhã da última terça-feira, 11, enquanto estava internado no Hospital da Polícia Militar (HPM), no bairro 18 do Forte, em Aracaju.

Viatura da Rádio Patrulha de Sergipe
Policiais do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp)

O suspeito, que era foragido da Justiça, utilizava uma identidade falsa para receber atendimento médico. A prisão foi resultado de uma ação conjunta do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) e do Instituto de Identificação de Sergipe.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A polícia foi acionada por uma denúncia anônima via Disque-Denúncia, que informava sobre a internação do foragido para a realização de um procedimento cirúrgico na clavícula. A equipe do BPRp se dirigiu ao hospital e confirmou que o paciente, vindo do Huse, estava prestes a receber alta.

Ao ser questionado, o homem manteve inicialmente a falsa identidade, mas confessou ser foragido após os policiais o chamarem por seu nome verdadeiro.

Ele foi então encaminhado ao Instituto de Identificação, onde papiloscopistas confirmaram sua real identidade. A consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão ratificou a existência de um mandado em aberto, expedido pela 7ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Após receber alta médica, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Narcóticos (Denarc).

Investigações revelaram que ele cumpria pena por tráfico e não retornou ao sistema prisional após o benefício da saída temporária. Além de ser reconduzido à prisão, ele agora passa a ser acusado também pelo crime de adulteração de documento público.


NE Notícias, com informações da PM-SE

Gov.br agora avisa sobre vencimento do passaporte

A partir desta quarta-feira (12), os usuários do aplicativo Gov.br passaram a receber notificações sobre o vencimento de seus passaportes.

Passaportes
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A nova funcionalidade é uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), com o objetivo de facilitar o planejamento de viagens e evitar transtornos.

Segundo o governo, os alertas personalizados são enviados através da caixa postal do aplicativo em três momentos distintos: oito meses antes do vencimento, a três meses do fim da validade e, por último, quando o documento já estiver vencido.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A expectativa é que, em 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas sejam notificadas para lembrar da renovação.

Para ter acesso a essa e outras funcionalidades, como a assinatura digital, os usuários precisam ter uma conta nível Prata ou Ouro na plataforma.

“Essa é uma iniciativa que simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”, afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues.

Plataforma Unificada

Atualmente, a plataforma desenvolvida pelo governo federal concentra 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8,7 mil de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura Gov.br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e a Carteira Digital de Trânsito.

No nível Prata é possível a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.

Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Lançada em fevereiro, a Caixa Postal do Gov.br, por onde chegam os avisos, já enviou mais de 30 milhões de mensagens sobre diversos serviços públicos.


NE Notícias, com informações da Agência Brasil

PSS de Aracaju para psicólogos e assistentes sociais é prorrogado

A Prefeitura de Aracaju anunciou a prorrogação das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado à contratação temporária de psicólogos e assistentes sociais.

Agentes da Assistência Social (Semfas) de Aracaju
Semfas

O novo prazo se estende até a próxima sexta-feira, 14. A decisão foi tomada após o sistema de inscrições apresentar instabilidade na noite de segunda-feira, 10, devido ao grande volume de acessos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As inscrições serão reabertas a partir da 00h desta quinta-feira, 13, e permanecerão disponíveis até as 23h59 da sexta-feira, 14, no site da prefeitura.

Os profissionais selecionados irão reforçar as equipes da rede socioassistencial em unidades como CRAS, CREAS e Centro Pop, com uma remuneração de R$ 3.124,37 para uma jornada de 30 horas semanais.

O processo seletivo, de caráter temporário, ocorrerá em fase única, por meio de avaliação de títulos e experiência profissional, e vigorará até a realização do futuro Concurso Municipal Unificado (CMU). Os candidatos devem comprovar experiência e títulos acadêmicos para pontuação e são aconselhados a salvar o comprovante de inscrição.


NE Notícias, da redação

Marcos Aurélio: Gleice Queiroz ataca críticos da gestão Emília

Na coluna desta quarta-feira (12), Marcos Aurélio destaca a forte defesa da secretária Gleice Queiroz à gestão de Emília Corrêa, rebatendo críticas. A pauta também aborda o protesto de famílias na prefeitura, o recuo da extrema-direita no Congresso e a situação de Bolsonaro. Acompanhe!

Prefeita de Aracaju Emília Corrêa e a secretária de comunicação Gleice Queiroz
Emília Corrêa e Gleice Queiroz

De Gleice Queiroz, Secretária de Comunicação de Aracaju: “Quando Emília anunciou que a maternidade seria ampliada para um hospital, muitos chamaram de utopia. Espalharam fake news e fizeram até ‘abraço humano’ só para aparecer na campanha de TV. Mas está aí o resultado: Aracaju passa a ser a segunda capital do Nordeste com um hospital e maternidade municipal da mulher. Fortaleza e Aracaju.”

“Quando Emília anunciou que congelaria o IPTU, no debate da OAB, o candidato do ex-prefeito chegou a afirmar que a medida levaria o município à quebradeira. Hoje, a realidade mostra o contrário: vamos para o segundo ano com o IPTU congelado, e neste ano o servidor teve calendário de pagamento garantido, com depósito todo dia 22, e reajuste de 19% para administração geral. E 2025 nem acabou ainda!”

Extrema direita recuou, mais uma vez

Não vai mais mexer na Polícia Federal e também voltou atrás para classificar as facções como “terroristas”. A quem interessa essas duas ações? Mexer com a PF seria tirar a autonomia da polícia que tendo independência consegue desarticular grandes esquemas de corrupção que, se dependesse de autorização de agentes políticos, poderia ser enfraquecida ou prejudicada por vazamentos de informações sigilosas. Saíram mais reduzidos ainda, com esse episódio, além do Derrite, Hugo Motta e Tarcísio de São Paulo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Emília terá que resolver um pepino criado pela falta de ação de alguns dos seus secretários

Ontem, cerca de 40 famílias cansaram de ouvir essas conversas e acamparam na prefeitura de Aracaju, “só sairemos depois que conversarmos com prefeita Emília”, revelou uma das ocupantes; o que essas famílias querem? São mulheres, crianças e homens que estão na expectativa de atitudes da gestão municipal e que não estão sendo atendidas. Uma coisa precisamos registrar, para a ex-vereadora que se projetou na política por ser combativa contra as injustiças e as necessidades das pessoas, como prefeita, ela se vê agora, emparedada com essas mesmas pessoas ocupando o prédio da prefeitura e cobrando dela, a solução dos seus desafios.

Bolsonaro já cumpriu três meses, agora faltam 27 anos, para pagar a pena a que foi condenado

Expectativa dele ser transferido para o presídio da Papuda cresce e com isso, os relatos de pessoas próximas ao ex-presidente revelam um estado crítico em seu emocional e com registro de problemas de saúde. Nas redes sociais os bolsonaristas estão em contagem progressiva e já informam os 100 dias preso, e são respondidos com expressões usadas por Bolsonaro, especialmente durante a pandemia, a exemplo de “vão ficar chorando até quando”. Esse é um embate ideológico que retrata o dia a dia da sociedade brasileira atualmente.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

Duplicação da ponte do Riomar altera trânsito em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju anunciou que, a partir da próxima segunda-feira, 17, a circulação de veículos, pedestres e ciclistas será alterada nas imediações da ponte Godofredo Diniz, conhecida como ‘ponte do Riomar’.

Ponte Godofredo Diniz, conhecida como ‘ponte do Riomar’, em Aracaju
Ponte Godofredo Diniz – SMTT

Segundo a Emurb, a medida é necessária para o avanço da obra de duplicação da estrutura, que conecta os bairros 13 de Julho e Coroa do Meio.

Durante esta fase, tapumes serão instalados no Calçadão da 13 de Julho, no trecho entre a ponte e a avenida Francisco Porto, ocupando a faixa de ônibus para a construção de uma nova pista. Com isso, pedestres e ciclistas deverão utilizar o lado oposto da via. O primeiro ponto de ônibus para quem segue no sentido Centro será realocado para logo após a ponte.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A segunda etapa da intervenção se concentrará na recuperação do sistema de drenagem no acesso à avenida Francisco Porto. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a obra será executada em fases, com interferências parciais nas pistas, o que pode gerar lentidão no tráfego, especialmente nos horários de pico. A avenida Jorge Amado é a principal rota alternativa indicada.

Com um investimento de R$ 44,6 milhões, o projeto prevê uma nova ponte paralela à atual, com 160 metros, três faixas, ciclovia, passarela, iluminação em LED e nova sinalização.

A prefeitura não divulgou um prazo para a conclusão da obra.


NE Notícias, da redação

PGR pede ao STF a condenação de Bosco Costa por corrupção

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de dois deputados federais e um suplente do PL pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa.

Deputado Bosco Costa (PL)
Bosco Costa – Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O pedido de condenação está nas alegações finais do processo no qual os deputados federais Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e o suplente Bosco Costa (PL-SE) são acusados de cobrarem propina para a liberação de emendas parlamentares.

De acordo com a PGR, entre janeiro e agosto de 2020, os acusados solicitaram vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberação de R$ 6,6 milhões em emendas para o município de São José de Ribamar (MA).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A denúncia será julgada pela Primeira Turma da Corte. A data do julgamento ainda não foi marcada.

Outro lado

Durante a tramitação do processo, Josimar Maranhãozinho declarou ao Supremo que as acusações da PGR contra o parlamentar se “mostram frágeis e desfundamentadas”.

Os advogados de Bosco Costa defenderam a rejeição da denúncia por falta de provas. A defesa afirmou ao Supremo que a acusação está baseada em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas desconhecidas de Bosco”.

A defesa de Pastor Gil defendeu a ilegalidade das provas obtidas na investigação por entender que o caso deveria ter iniciado no STF, e não na Justiça Federal do Maranhão. Os advogados também acrescentaram que a denúncia é baseada em “hipóteses e conjecturas”.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.

Marcos Aurélio: PSDB pode ressurgir como força política em Sergipe

Na coluna desta segunda-feira (10), Marcos Aurélio reverbera o potencial ressurgimento do PSDB em Sergipe como refúgio para políticos que estavam no PL, a crescente aproximação entre o PT e o governador Fábio Mitidieri para 2026 e as medidas de austeridade de fim de ano nos governos. Acompanhe!

Márcio Macêdo e Fábio Mitidieri se comprimentam
Melk Zeddek|Assessoria

PT e Fábio Mitidieri caminham para uma aliança formal em 2026

Após a participação do ex-ministro Márcio Macedo, no “Sergipe é aqui”, realizado em Cristinápolis, não resta mais nenhuma dúvida que o Partido dos Trabalhadores caminhará junto com o PSD, do governador Mitidieri. Além de Márcio, o senador Rogério Carvalho aproveitou a presença de Fábio na semana de definição das Emendas de bancadas para percorrer os corredores do Congresso Nacional e pelos sorrisos testemunhados por quem estava acompanhando os dois, o clima está muito bem entre eles. É bom lembrar que o único deputado estadual do PT já faz parte da bancada de apoio ao governo.

Apertando os cintos I

Além das prefeituras, inclusive Aracaju, o governo do Estado também deve segurar as contas para conseguir fechar o exercício de 2025. Com a chegada do final do ano, e isso acontece todos os anos, secretários(as) da fazenda, em todos os níveis, avisam que as torneiras serão fechadas, priorizando o pagamento das três folhas, novembro, dezembro e o 13° salário. Com isso, aumenta a pressão por pagamentos do custeio e dos fornecedores de produtos e serviços.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apertando os cintos II

No Estado, uma informação extraoficial que circula nos bastidores da conta de uma reunião chamada pelo governador, para que a Sefaz, Sarah Tarsila, dê as coordenadas. Nos municípios, a situação é muito parecida, com um diferencial, naqueles onde a oposição derrotou os ex-gestores, além da dificuldade natural, existem aquelas que foram deixadas para os sucessores, como por exemplo, orçamentos abaixo inclusive da capacidade financeira. É possível que chefes do executivo, tenham dinheiro, mas não consigam pagar porque não tem dotação orçamentária. Um desafio anual para quem governa.

Bandeira do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
PSDB

PSDB pode ressurgir em Sergipe?

Após a estupidez cometida pelo deputado federal bolsonarista, que tomou o PL dos Amorins; e a saída do grupo de Valmir de Itabaiana (deve ir para o Podemos, um partido nanico) o ninho tucano pode ser a base para acomodar os políticos que estavam no partido Liberal, e com isso, viabilizar o retorno do partido que já foi um dos maiores do Brasil e daqui de Sergipe, para as cadeiras da Assembleia Legislativa. O partido é presidido no estado pelo ex-senador Eduardo Amorim, que estava numa conversa amistosa com Edvaldo Nogueira, no último sábado, em um dos shoppings da capital.


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

As Rapidinhas: Governo veta discursos após fala polêmica de Macêdo

O discurso considerado eleitoreiro do ex-ministro Márcio Macêdo (PT) em um evento do governo em Cristinápolis, defendendo uma aliança com Fábio Mitidieri, gerou desconforto imediato. Como consequência, o governador proibiu discursos em futuros eventos, enquanto a oposição estuda acionar o MPF por infração eleitoral. Veja as notas desta segunda-feira (10)!

Governador Fábio Mitidieri observa calado enquanto o ex-ministro Márcio Macêdo discursa durante o ‘Sergipe é aqui’, em Cristinápolis
Reprodução

Projeto será derrubado

O PL Antiterrorismo comparando facções criminosas a terroristas, caso seja aprovado, será derrubado no STF. A proposta é inconstitucional.

SECRETÁRIOS DE GOVERNO

Pessoas de dentro da administração vão substituir secretários que vão sair em dezembro no Governo de Sergipe.

Não vai disputar

Segundo matéria de O Globo, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) será candidato, em 2026, ao governo estadual.

Nova megaoperação

O governo do Rio de Janeiro vai promover este mês nova megaoperação no Alemão. As ordens judiciais já foram emitidas.

Só em Sergipe

Márcio Macêdo (PT), que perdeu todos os espaços nacionais, só aparece em linhas sergipanas.

Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será preso pela trama golpista entre este mês e dezembro.

ADVERSÁRIO

O governador Fábio Mitidieri (PSD) não foi ao encontro do deputado federal Thiago de Joaldo (PP) quando esteve em Brasília.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Sem discursos I

Nos próximos eventos, com a presença do governador Fábio Mitidieri (PSD), bancado com recursos públicos, não haverá novos discursos. Ué? E os que já foram feitos?

Sem discursos II

Márcio Macedo, durante o ‘Sergipe é aqui’, em Cristinápolis, defendeu a reaproximação entre o PT e o grupo governista, sugerindo apoio do PT à reeleição de Fábio Mitidieri. O discurso, considerado eleitoreiro para um evento governamental, causou desconforto, abrindo rumores sobre o palanque presidencial e acelerando a cobrança de Lula por apoio a seus candidatos. A oposição estuda acionar o Ministério Público Federal por infrações eleitorais.

Sem discursos III

“Eu defendo que o meu partido [PT] e o presidente Lula estejam com Fábio em Sergipe, pra gente ganhar novamente”, discursou Macêdo, enquanto André Moura aparecia ao fundo, com cara de poucos amigos. Veja você:

PT com Fábio I

O prefeito de Cristinápolis, Sandro de Jesus (PT) e o ex-ministro Márcio Macêdo, estão politicamente alinhados com Fábio Mitidieri.

PT com Fábio II

Mitidieri já manifestou apoio à reeleição do presidente Lula (PT).


NE Notícias, da redação