Observatório de Sergipe

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de fevereiro, em Aracaju, registrou variação de 0,66%. O resultado foi maior do que o registrado em janeiro, 0,39%. No acumulado do ano, a inflação pontuou 1,05%. Já nos últimos 12 meses, acumulou 4,34%. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE e analisados pelo Observatório de Sergipe.

Regiões Metropolitanas e Capitais

No mês de fevereiro, das Regiões Metropolitanas e capitais pesquisadas, apenas uma registrou deflação: Rio de Janeiro (-0,02%). As maiores variações foram observadas em Fortaleza (0,80%), Aracaju (0,66%), Belo Horizonte (0,50%), Rio Branco (0,49%), Campo Grande ( 0,42%) e Recife (0,38%).

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Tomate e cursos regulares foram os que mais contribuíram para a inflação

Dos noves grupos pesquisados, seis apresentaram inflação em fevereiro. Com aumento nos preços dos cursos preparatórios (+8,80%) e regulares (+5,68%), o grupo ‘educação’ foi o que registrou a maior alta (+4,36%). Dentre os cursos regulares, os maiores índices ficaram com creche (+7,42%), pré-escola (+7,23%), ensino fundamental (+7,12%) e ensino médio (+6,85%).

A segunda maior variação ficou com ‘alimentação e bebidas’ (+1,40%), decorrente, principalmente, da elevação no preço do tomate (+56,79%).

Vale salientar que, dentre os itens com elevação de preços no mês, tomate e cursos regulares foram os que mais contribuíram para o resultado do IPCA, uma vez que possuem pesos significativos nas despesas das famílias.

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários, em Aracaju, registrou variação de 0,49% no mês de fevereiro, resultado acima do registrado em janeiro, de 0,31%.