Observatório de Sergipe |Superplan |Governo de Sergipe

A *inflação oficial*, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de janeiro, em Aracaju, *registrou inflação de 0,39%. O resultado foi menor do que o registrado em dezembro, 1,09%. Com isso, nos últimos 12 meses, o IPCA acumulou 4,21%*. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE e analisados pelo Observatório de Sergipe.

Regiões Metropolitanas e Capitais

No mês de janeiro, das Regiões Metropolitanas e capitais pesquisadas, apenas três registraram deflação. As maiores variações foram observadas em Aracaju e Belém (ambas com 0,39%), Salvador (0,34%), São Paulo (0,33%), Grande Vitória (0,29%) e Fortaleza (0,28%). 

Gasolina, tomate e hospedagem foram os que mais contribuíram para a inflação

Dos noves grupos pesquisados, seis apresentaram inflação em janeiro. Com aumento nos preços dos tubérculos, raízes e legumes (+10,16%), principalmente do tomate, o grupo ‘alimentação e bebidas’ foi o que registrou a maior alta (+1,54%).

A segunda maior variação ficou com ‘despesas pessoais’ (+0,63%), decorrente, sobretudo, da elevação no preço das hospedagens (+20,53%).

O terceiro grupo com maior inflação foi ‘transportes’ (+0,53%), pressionado pelo encarecimento dos itens ‘ônibus interestadual’ (+2,29%), ‘óleo diesel’ (+2,10%) e ‘gasolina’ (+1,55%).

Vale salientar que, dentre os itens com elevação de preços no mês, gasolina, tomate e hospedagem foram os que mais contribuíram para o resultado do IPCA, uma vez que possuem pesos significativos nas despesas das famílias. 

INPC

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que tem por objetivo a correção do poder de compra dos salários, registrou inflação no mês de janeiro de 0,31%.